Um mês após a finalização da coleta de dados para o novo censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) – concluída no dia 28 de fevereiro – recenseadores estiveram na manhã deste sábado (25) na comunidade Cidade dos Anjos, no Bairro Dom Antônio Barbosa. O objetivo é revisar os dados coletados para corrigir eventuais falhas.

Segundo a coordenadora de divulgação do censo, Sylvia Assad, a conferência dos dados será feita em outros bairros e comunidades da Capital, uma vez que 7% dos domicílios não tiveram as informações computadas ainda. “Isso não significa que não foram visitados, mas que os recenseadores foram até o local mas não conseguiram falar com ninguém”, explica.

(Foto: Henrique Arakaki – Jornal Midiamax)

Ainda segundo ela, a porcentagem máxima ideal de domicílios que os moradores não responderam à pesquisa é de 5%. “Estamos fazendo essa ação para tentar diminuir a porcentagem, para ter uma pesquisa mais segura”, relata.

Ao todo 92% da população de já foi recenseada e, na Capital, 91% das casas receberam a dos fiscais e apresentaram informações. No início da pesquisa, Silvia explica que eram 500 recenseadores contratados. Entretanto, o número caiu para 70, mas ela afirma que é o suficiente para conseguir concluir a etapa de checagem.

“Muitos pediram desligamento por ser um temporário e conseguiram outra renda. Mas o número é suficiente para fechar todas as demandas que temos”, finaliza.

(Foto: Henrique Arakaki – Jornal Midiamax)

Saiba Mais