Pular para o conteúdo
Cotidiano

Hospital de Dourados realiza duas captações de órgãos na mesma semana

Doações foram enviadas para transplantes realizados em quatro estados e Distrito Federal
Marcos Morandi -
Equipe que trabalhou em procedimentos (Foto: Hospital da Vida/Divulgação)

Por meio da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de e Tecidos para Transplantes), o de Dourados, realizou duas captações de órgãos nos últimos dias. Os procedimentos foram feitos em dois pacientes e as doações foram enviadas para transplantes realizados em Campo Grande, , (Espírito Santo), Belém (Pará) e .

Na última quarta-feira (22), durante procedimento realizado às 7h, no centro cirúrgico do Hospital da Vida, ocorreu a doação de uma paciente feminina, de 36 anos, com HSA (hemorragia subaracnoidea).

As córneas da mulher e o rim esquerdo foram encaminhados para Campo Grande, o rim direito enviado para Vitória, e o fígado foi enviado à Brasília. Esse último órgão foi até Ponta Porã para que pudesse ser despachado em um voo da Força Aérea Brasileira.

A enfermeira responsável pela CIHDOTT, Jaquenile Foppa, recebeu mensagem de agradecimento da família da doadora. “Quero te agradecer, em nome de meus familiares, pelo apoio, pelo seu cuidado conosco. Obrigada de coração! Espero te reencontrar num outro dia, de uma formar feliz”, diz o texto enviado à profissional.

Outro procedimento começou na noite do dia 25 e se estendeu até a madrugada seguinte, captou os órgãos de uma adolescente de 14 anos, com AVC hemorrágico. O rim esquerdo e as córneas da paciente foram enviadas para Campo Grande, o rim direito para São Paulo e o fígado foi despachado para um transplante realizado em Belém.

A equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes reforça a importância de disseminar a cultura da doação de órgãos e desconstruir a ideia sobre morte, afinal, da vida nada levamos, exceto o que somos.

“Discutir abertamente com a família e amigos é uma forma de discorrer sobre o assunto. Manifestar o desejo em ser doador é uma atitude nobre, é ver a vida dando continuidade na existência do outro, é possibilitar a esperança de viver. Aqui damos também nosso muito obrigado a todas as famílias doadoras e aos profissionais envolvidos nesse processo de continuidade de vida”, consta na nota do Hospital da Vida.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Gripe Aviária: casos suspeitos sobem para dez, mas exportações seguem protegidas

Operário empata jogo de ida das quartas do Brasileiro contra Vila Nova e leva decisão para Goiânia

Protestos nos EUA: membros da Guarda Nacional chegam a Los Angeles a pedido de Trump

Portugal é bicampeão da Liga das Nações ao vencer a Espanha nos pênaltis

Notícias mais lidas agora

Bebê Sophie pode ser a vítima mais jovem de feminicídio no Brasil

Inmet emite alerta de chuvas intensas que trazem nova frente fria a MS

Mustang avaliado em R$ 500 mil bate contra muro e fica destruído em Campo Grande

Alcaraz salva 3 match points e leva o bi em Roland Garros na final mais longa da história

Últimas Notícias

Polícia

Foragido com 20 anos de pena a cumprir é preso no Jardim Nhanhá pela Força Tática da PM

Suspeito foi detido após tentar fugir de uma abordagem policial

Esportes

Campeão estadual, Leocir Dall’Astra pede demissão do Operário após quatro derrotas

Desempenho ruim nas últimas rodadas do Brasileiro Série D deixaram o Galo na lanterna do Grupo G da competição nacional

Loterias

Apostas já estão abertas para a Quina de São João com prêmio previsto de R$ 230 milhões

Prêmio da Quina de São João não é acumulável, ou seja, caso não haja acertador das cinco dezenas, a bolada é destinada para quem acertar quatro dezenas

Esportes

Estadual Sub-20 começa com vitórias dos times do Campo Grande e de São Gabriel

Já neste domingo (8), Ivinhema e Naviraiense fizeram um jogo movimentado que terminou em um empate de 2 a 2 no Estádio Saraivão, em Ivinhema