Referências em atendimento de alta complexidade e prestação gratuita, a Santa Casa de Campo Grande e o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) continuam superlotados nesta quinta-feira (1º). Pacientes estão em corredores recebendo atendimento entre macas e cadeiras improvisadas.

A atualização da Santa Casa informa que sobe para 72 pacientes no Pronto-socorro nesta manhã, sendo 18 na área vermelha e 54 na verde, as unidades possuem apenas 7 e 6 leitos, respectivamente. Na área verde ficam alocados quem aguarda alta, leito de enfermaria ou UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Já no HRMS, a situação continua a mesma de quarta-feira (31), com 50 pessoas sendo atendidas em corredores. Conforme a assessoria de imprensa, mesmo com altas, pacientes regulados pelo município não param de chegar. O PAM (Pronto Atendimento Médico) segue com demanda acima da capacidade.

A situação se arrasta há mais de uma semana. Segundo a Santa Casa, um ofício foi enviado à Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e demais autoridades na manhã do dia 22 de maio “para solicitar apoio para desviar o fluxo de pacientes. Além disso, internamente, estamos acelerando as altas para não entrar em ponto de colapso”.

No HR, pacientes denunciaram a situação precária, relatando que apenas três funcionários, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, são responsáveis para cuidar de mais de 50 pacientes internados. “Na entrada da vermelha tem umas seis ou mais macas de ambulância do interior, porque não tinha cama para os pacientes que vinham do interior”, afirma o leitor. O hospital confirmou a lotação, mas disse que toda assistência está sendo prestada.

Em nota, a Sesau pontuou que todos os encaminhamentos estão sendo feitos dentro do que é pactuado em contrato com o hospital. “O município mantém tratativas com outras unidades hospitalares para fazer o direcionamento de fluxo e desafogar o atendimento na Santa Casa. Os encaminhamentos são regulados, ou seja, autorizados pelo município em comum acordo com o hospital, considerando a capacidade de atendimento. Desta forma, os pacientes que eventualmente necessitarem de atendimento serão assistidos”.

*Material atualizado para acréscimo da nota da prefeitura às 11h50.