Pular para o conteúdo
Cotidiano

Árvore ‘condenada’ ameaça cair sobre casa e tira o sono de moradora no Aero Rancho

Moradores da Rua Flor de Maio relatam transtornos diários gerados pela árvore, como queda de energia e danos ao patrimônio
Lethycia Anjos, Monique Faria -
Árvore caindo
Árvore caindo (Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

Uma árvore prestes a cair tem tirado o sono dos moradores da Rua Flor de Maio, no bairro Aero Rancho, em . Com receio de acidentes, uma moradora solicitou a remoção da árvore, no entanto, aguarda há quatro anos por uma resposta.

Nadir Martins de Oliveira Bispo, 59 anos, relembra que plantou a árvore em frente a sua casa anos atrás, mas não imaginava que isso geraria tantos transtornos.

“Eu mesma plantei a árvore, mas estou correndo atrás de retirá-la. Já fui nos bombeiros, na Defesa Civil, mas ficam jogando a responsabilidade de um para o outro”, relatou.

Árvore caindo
Galhos deixados em frente à casa de Nadir (Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

Segundo a moradora, a remoção da árvore custaria em torno de R$ 3 mil, o que para ela é financeiramente inviável.

“Eu não tenho condições de remover a árvore, por isso solicitei a remoção. Já faz dois anos que sinalizaram, mas não fizeram nada, e já se passaram quatro anos desde que fiz o requerimento para a remoção da árvore”.

Nadir ressalta que além dos riscos para a integridade física, frequentemente os galhos atingem a fiação elétrica e deixam as residências no entorno sem luz.

“Hoje ficamos sem energia, a veio e já arrumou. Isso aconteceu bem na hora em que as crianças estavam indo para a escola. É um problema tanto aqui quanto para os vizinhos”, disse.

Na tarde desta quarta-feira (30), o Corpo de Bombeiros e a Energisa estiveram no local e cortaram alguns galhos a fim de minimizar os danos. Contudo, a moradora foi informada de que a remoção só poderia ser realizada pela Defesa Civil.

“Retiraram os galhos, mas deixaram tudo aqui na rua. Fico com medo de que vândalos passem por aqui e coloquem fogo nos galhos, o que poderia causar um incêndio”, revela.

O que dizem as autoridades competentes?

Em nota, a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) ressalta que os serviços de remoção são realizados pela equipe da (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), seguindo as orientações da Semadur.

“Lembramos também que após a vistoria e autorização para a poda ou remoção o proprietário também tem a opção de contratar mão de obra especializada para realizar este serviço”, enfatiza a nota.

Quanto à árvore localizada em frente à casa de Nadir, a Semadur informa que, devido à proximidade com a rede elétrica, a solicitação é encaminhada para a Energisa. Contudo, a secretaria esclarece que fará uma análise da situação do pedido.

Já a Defesa Civil, a qual a moradora recorreu em busca de auxílio, destacou que a poda de árvores em situação de risco é de responsabilidade do Corpo de Bombeiros.

Galhos caíram no telhado da casa (Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

Regras para o plantio de árvores

Conforme a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), o plantio de árvores nas calçadas e espaços públicos deve considerar os limites mínimos entre as dimensões das espécies escolhidas quando adultas e a localização dos mobiliários urbanos, para garantir espaço para a mobilidade urbana.

Também é importante considerar o porte da árvore antes do plantio. De modo geral, o conceito de porte da árvore apresenta a altura máxima que varia entre 4,0 m e 6,0 m para árvores de pequeno porte. Entre 6,0 m e 12,0 m para médio porte e acima de 10,0 m ou 12,0 m para grande porte.

Nas calçadas com largura inferior a 1,50 m e sem recuo predial é proibido o plantio de árvores, pois o espaço livre mínimo para o trânsito de pedestres em passeios públicos deverá ser de 1,50 m.

A orientação é que seja escolhida, preferencialmente, uma só espécie para cada lado da
rua ou para cada rua. Conforme a Semadur, isso facilita o acompanhamento de seu desenvolvimento, o controle de pragas e doenças e o programa de podas.

Serviço:

Em caso de problemas com árvores, moradores de Campo Grande podem entrar em contato com a Gerência de de Arborização da Semadur ou entrar em contato pelo número (67) 4042-1323, ramal 2744 ou 2743. Se a árvore estiver comprometendo a rede elétrica é possível ter auxílio direto com a Energisa pelo telefone: 0800 722 7272.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Daniel transformou carro em motorhome para viajar de Bela Vista ao Alasca: “Sonho de criança”

Café da manhã para mães incentiva doação de sangue no Hemosul da Capital

Projeto de Lei propõe banir racistas de estádios por 10 anos em Mato Grosso do Sul

ciclistas ciclovia

Em cinco anos, apenas seis projetos pautaram ciclistas na Câmara de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Homem é agredido e sofre tentativa de sequestro após marcar encontro no ‘zap’ em MS

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Dia das Mães: confira 5 receitas quentinhas para surpreender a família

O Midiamax separou cinco receitas deliciosas para curtir o Dia das Mães em família no clima frio do Mato Grosso do Sul; confira

Política

A pedido de Soraya Thronicke, CPI das Bets ouve Virginia Fonseca na terça-feira

Segundo a parlamentar, a convocação na CPI das Bets é necessária pela popularidade de Virgínia no mercado digital

Cotidiano

Com drive-thru, dia ‘D’ de vacinação disponibiliza 15 mil doses contra Influenza na Capital

Mato Grosso do Sul é o único estado com dia ‘D’ em duas cidades. Ação também ocorre em Dourados

Cotidiano

Prazo se aproxima, mas 342 mil ainda não declararam o Imposto de Renda em MS

Em todo o Estado, 330 mil contribuintes já declararam o Imposto de Renda