O Governo de Mato Grosso do Sul autoriza nesta segunda-feira (8) situação de emergência para 14 cidades e lança o programa “MS Saúde, Menos Fila”, criado para acelerar os atendimentos e reduzir a demanda reprimida de exames e cirurgias eletivas do Estado. 

A autorização da situação de emergência será assinada na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), às 11h, além da assinatura e Acordo de Cooperação Técnica entre a Fertel e a Assomasul e Assinatura de Termo de Cooperação Técnica com a Escolagov. 

Às 16h, lança o programa para reduzir demanda na saúde. Segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), a fila inclui 15 mil cirurgias de diversas especialidades e 42,5 mil exames. Ao todo, o investimento no programa será de R$ 45 milhões de recursos próprios e R$ 7,9 milhões de recursos federais para atendimentos nos 79 municípios.

Prefeituras e estabelecimentos de saúde poderão fazer adesão ao programa, que será lançado pelo governador Eduardo Riedel na quadra de esportes do Hospital São Julião, na Rua Lino Vilacha, 1.250.