O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está chegando e não dá para negar que o processo seletivo está mais exigente a cada ano. Nesse contexto, uma das disciplinas que os alunos possuem mais dificuldade é a língua inglesa.

Na quinta reportagem da série GABARITEI: Edição Enem 2023 – que traz ao longo das próximas semanas dicas para um melhor rendimento dos candidatos nesta final para o exame, aplicado a partir de 5 de novembro em todo o país -, o Jornal Midiamax buscou recomendações para os candidatos se darem bem no dia da prova.

A consultada é Daniela Marques da Silva, que ministra a disciplina de Inglês em cursinho pré- de , e trabalha com seus alunos questões que costumam ser cobradas no Enem, cujo estilo exige mais interpretação de texto e atualidades.

Segundo a professora, a prova dos alunos que estejam atentos a tudo que está acontecendo ao seu redor. “Para essa final, mesmo, o que o aluno precisa focar é na prática de interpretação de pequenos textos”, adianta.

Dicas para desenvolver a prova de Língua Inglesa

Daniela explica que não há uma receita de bolo para aprender o inglês. Sendo assim, é o candidato que elabora a melhor estratégia para aprender a disciplina. Segundo ela, decorar verbos e palavras não costuma ser uma forma eficiente para se dar bem no exame.

Nesse caso, a professora explica que é melhor aprender com a prática. Reunimos abaixo dicas passadas pela professora para auxiliar os alunos na hora de realizar a prova.

  1. Conhecimento linguístico – Uma palavra em inglês pode ter vários significados, portanto é necessário ter conhecimento de vocabulário para entender todo o contexto. Uma dica é o candidato montar o próprio dicionário, anotando as palavras que não conhecia ao ler um texto, por exemplo.
  2. Tipos de linguagem – O candidato precisa estar atendo às linguagens verbais e não verbais (imagens e contexto). A linguagem não verbal costuma ‘entregar’ a resposta, sem que seja necessário entender todo o texto.
  3. Ficar atento às pegadinhas – A prova do Enem costuma apresentar algumas tirinhas para que o aluno interprete. Nesse caso, ser capaz de compreender o sarcasmo por trás dos quadrinhos, é o segredo. A dica é analisar memes em inglês.
  4. Métodos skimming e scanning – O método scanning consiste em extrair a ideia principal do texto, fazendo uma leitura rápida de imagens, contexto e palavras-chave. Já o método skimming requer uma análise em mais profundidade. Nesse caso, a dica é identificar o maior número de palavras conhecidas, conectivos, tempo verbal e pronomes.
  5. Análise de perguntas e alternativas – Em algumas questões, ler a pergunta e alternativas antes do texto poupa tempo ao candidato, pois dá para ter uma noção do que se trata o texto. É possível também que a questão esteja pedindo algo gramatical, sendo possível resolvê-la de imediato.
  6. Interpretação de músicas e poemas – Esses gêneros textuais, exigem mais conhecimento linguístico, já que não é possível analisar literalmente. É necessário entender o contexto por trás. A dica é adquirir conhecimento de palavras informais e gírias.
  7. Conhecimento de estrutura – É importante que os candidatos tenham conhecimento dos verbos auxiliares do inglês, ou seja, os famosos verbos to be, to have e to do. Além destes três, os verbos will, might, may, can, could, shall, should, would, must e ought to, costumam causar muita confusão nos alunos.
  8. Falsos cognatos – Algumas palavras no inglês parecem ter uma tradução, mas representam algo totalmente diferente. Quem vai realizar a prova deve ficar atento a isso, e mais uma vez, o conhecimento de vocabulário é essencial.
  9. Tempos verbais – Ser capaz de compreender o tempo verbal em que a história se passa é essencial para entender toda a narrativa. São três tempos verbais: past (passado), present (presente) e future (futuro), sendo que cada um dos tempos apresenta quatro formas: simple, continuous, perfect e perfect continuous.
  10.  Voz ativa e passiva – Entender qual sujeito pratica ou sofre a ação é necessário para o maior entendimento do texto, sendo assim de extrema importância, o estudo do active voice e do passive voice.

#GABARITEI: EDIÇÃO ENEM 2023

O Jornal Midiamax traz, na contagem regressiva para o Enem 2023, um guia de sobrevivência para que candidatos ao principal vestibular do país se deem bem nas matérias e temas mais prováveis de cair na prova. São 13 produções, assinadas pelos núcleos de Jornalismo do Cotidiano e de Jornalismo Multimídia da Central de Jornalismo do Midiamax, que vão orientar candidatos a terem o melhor rendimento nesta reta final. Confira toda a série clicando AQUI.

Saiba Mais