Pular para o conteúdo
Cotidiano

Funcionários e estudantes do Sesc e Senac protestam contra o corte de verbas em MS

Sesc e Senac poderão perder 5% de seus recursos destinados para a Embratur
Gabriel Neves -
Sesc Senac protesto
Estudantes e funcionários protestaram com faixas. (Foto: Kísie Ainoã, Midiamax)

Funcionários e alunos do Sesc e Senac, em , realizaram movimento para protestar contra a proposta que prevê destinar 5% dos recursos da instituição para a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo). Os atos ocorreram nesta terça-feira (16).

O movimento ocorre em todo o país. Em Campo Grande, os organizadores se concentraram na sede regional do Sesc e da Federação do Comércio.

Segundo a diretora de educação do , Jordana Duenha, o movimento não é contrário ao meio investimento no turismo, mas busca pelo fim da proposta que prevê a retirada destes recursos do Sistema S.

“Nós somos apoiadores do turismo, temos muitas causas neste seguimento. A nossa reivindicação, nosso pedido é para não retirar recursos de quem está fazendo um bom trabalho, que já atende a sociedade”, comentou.

Segundo ela, a perca destes recursos pode impactar em ações e trabalhos gratuitos oferecidos pela instituição à população.

“Uma parte importante da nossa operação é feita de maneira gratuita. Só no ano passado foram cerca de 10 mil atendimentos gratuitos aqui em Mato Grosso do Sul. Se tivermos uma redução desse recurso, talvez tenhamos que reduzir vagas gratuitas, atender menos pessoas e menos a demanda para formação de mão de obra”, finalizou.

Diretora de educação do Senac, Jordana Duenha. (Foto: Kísie Ainoã, Midiamax)

Hoje, corre no congresso a medida provisória do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), que trata de benefícios para companhias aéreas e empresas de entretenimento. O texto ainda aguarda apreciação no Senado.

Brasil quer tirar recursos do Sesc e Senac e colocar no turismo

Na Câmara, o deputado José Guimarães (PT-CE) inseriu artigos que estabelecem a transferência dos 5% dos recursos destinados ao o Sesc e Senac para a Embratur.

Com isso, federações e confederações passaram a atuar para o impedimento da proposta, afirmando que a transferência dos valores irá comprometer programas de educação e treinamento.

Segundo as entidades, administradas pela CNC (Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo), a transferência dos recursos pode causar o fechamento unidades e acabar com 31 mil vagas gratuitas de ensino profissional e 7,7 mil da educação básica.

Além disso, o Sesc calcula que cerca de R$ 121 milhões deixariam de ser investidos em atendimento gratuitos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados