Profissionais da saúde da Abrace Saúde, em Campo Grande, reclamam nesta terça-feira (14) de completar três meses consecutivos de salários atrasados. A empresa terceirizada presta serviço de home care e atender cerca de 45 pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Dentre enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e técnicos, cerca de 200 trabalhadores estariam com a remuneração atrasada. Uma profissional, que preferiu não se identificar por medo de represálias, disse que foi informada que há atraso de repasses da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) que acontece há seis meses.

A trabalhadora relata que ela e colegas estão passando por problemas financeiros, faltando alimentos em casa. “Não tenho gasolina para trabalhar, falta comida em casa. Estamos pedindo um direito. Tem colega indo embora porque ninguém trabalha de graça”.

Havia previsão de pagamento para esta terça-feira, entretanto, foram informados que apenas a equipe multidisciplinar deve receber, pois estão com vencimento desde 25 de janeiro. “Já tem vários meses sofrendo com isso”, relata outra colega.

A reportagem entrou em contato com a empresa, que confirmou o atrasado salarial pelo desequilíbrio causado pelo impasse nos repasses. A direção aguarda o pagamento para cumprir a remuneração das duas equipes.

Em nota, a Sesau informou que desde o início do ano a prefeitura está regularizando a situação dos repasses a empresa em questão, contudo, reforçou que estes valores não são destinados ao pagamento da folha e sim à prestação de serviço, sendo de responsabilidade da empresa a organização para que o pagamento dos salários sejam feitos no momento adequado.