Funcionários da Santa Casa recebem salários atrasados e encerram paralisação
Salário de fevereiro deveria ter sido pago no 5º dia útil e foi transferido hoje
Clayton Neves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Funcionários da Santa Casa de Campo Grande, que estavam com atividades paralisadas em protesto por falta de pagamento, voltaram ao trabalho após recebimento da folha salarial de fevereiro. A confirmação do pagamento foi feita pelo Siems (Sindicato dos Trabalhadores da Área da Enfermagem).
“O Siems informa que nesta tarde, às 16h, os trabalhadores da enfermagem da Santa Casa receberam os salários que estavam em atraso. Destacamos que o pagamento só foi efetuado após intensa mobilização dos profissionais, apoio da sociedade e ampla divulgação da mídia”, informa nota divulgada.
Após a quitação, o presidente do Sindicato, Lázaro Santana, disse que espera que a Prefeitura da Capital e a administração do hospital se organizem para evitar que episódios do tipo se repitam.
“Não é possível que os profissionais da saúde passem por essa situação novamente, são chefes de família com compromissos, contas a pagar e filhos para alimentar”, pontuou.
Paralisação
Pela manhã, cerca de 250 funcionários da Santa Casa de Campo Grande cruzaram os braços em paralisação que seguiria até às 18h.
A administração do hospital informou que a Prefeitura Municipal de Campo Grande não havia feito o pagamento de R$ 14,362,116,57 referente ao serviço prestado ao município em fevereiro, o que emperrou o salário dos 3,6 mil funcionários celetistas.
O Sintesaúde e o Siems (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) organizaram os trabalhadores em assembleia continuada, sistema em que 250 funcionários de diversas áreas cruzam os braços, enquanto os demais continuam o atendimento à população. A Santa Casa tinha 701 pacientes internados nesta quinta-feira.
Confira abaixo a nota da Prefeitura:
“A Sesau informa que recebeu na data de ontem um indicativo de greve que afetaria parte dos atendimentos na Santa Casa, informando que este aconteceria em decorrência da falta de pagamento. Importante ressaltar ainda que a Prefeitura contratualiza somente os serviços com hospital e não possui vínculo empregatício com os funcionários. Desta forma, cabe ao hospital arcar com tais despesas. De toda forma, a Secretaria deve regularizar os repasses pré-fixados nos próximos dias e manter o contato com a equipe da administração do hospital com o intuito de regularizar a situação dos demais repasses a serem feitos”.
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) enviou nota informando que a “ordem de pagamento que seria realizada nesta quinta-feira (9), refere-se ao valor de convênio repassado mensalmente ao Hospital Santa Casa de Campo Grande”.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
Últimas Notícias
Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
Meninos sumiram enquanto pais trabalhavam fora
Contratação temporária de professores em Corguinho vira alvo de inquérito no MPMS
Prefeitura de Corguinho terá dez dias úteis para prestar informações ao MPMS
Ex-Ken Humano, Jessica Alves é hospitalizada com buraco no bumbum; veja
Jessica Alves precisou de atendimento médico após ficar com um buraco no bumbum; entenda o que causou a situação da brasileira
Emendas da bancada federal de MS devem somar R$ 528 milhões para 2025, afirma Soraya
Bancada federal no Congresso Nacional se reuniu com o Governo de MS para discutir investimentos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.