Finalmente, a umidade relativa do ar estará em alta durante esta semana em Mato Grosso do Sul. A prevista frente fria derruba levemente as temperaturas e causa instabilidades. Chuvas devem chegar em todas as regiões do Estado.

O levantamento do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) mostra que o tempo chuvoso persiste até a quinta-feira (23), dia em que haverá redução considerável nas máximas, diferente da semana anterior diante da onda de calor extremo.

Entre esta segunda (20) e quarta-feira (22), há probabilidade de chuvas, de intensidade fraca a moderada, além de tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e queda de granizo.

“Essas instabilidades ocorrem devido ao intenso fluxo de calor e umidade vindo da Amazônia, aliado a atuação de uma frente fria oceânica. Além disso, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e o deslocamento de cavados favorecem a formação de nuvens e chuvas no Estado”, explica o Cemtec.

cemtec

Nestes dias, as temperaturas variam com mínimas entre 22 e 26°C e máximas de 35°C na região sul, norte, bolsão e leste. Para as regiões pantaneira e sudoeste mínimas entre 24 e 27°C e máximas de até 39°C. Em Campo Grande, a temperatura mínima prevista oscila entre 22 e 25°C e máximas de até 32°C. Os ventos vão de 30 a 50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50km/h.

A previsão mostra que na quinta-feira a queda será levemente mais acentuada nas temperaturas, pelo avanço da frente fria. As instabilidades persistem por condições meteorológicas. Com isso, todas as regiões devem marcar chuvas e tempestades. Os maiores acumulados de chuvas são esperados para as regiões sul, sudeste, leste e sudoeste.

cemtec

Na região sul, norte, bolsão e leste, as mínimas variam entre 23 e 25°C e máximas de 32°C. Para as regiões pantaneira e sudoeste mínimas entre 25 e 27°C e máximas de até 35°C. Em Campo Grande, os termômetros pontuam mínima de 23°C e máxima de 30°C. Os ventos variam de 30 a 50 km/h, mas podem ultrapassar os 50 km/h.

A tendência meteorológica desta segunda-feira ao dia 28 é de acumulado de chuvas entre 30 e 150 milímetros, com destaque para as regiões centro-sul, nordeste e leste do Estado. O esperado reduz entre 28 de novembro a 6 de dezembro, são previstos acumulados de chuva de até 80 mm, com destaque para as regiões centro-norte e nordeste.