Frio e calor: MS tem alerta de baixa umidade do ar e tempestade nesta quarta-feira

Enquanto a região norte enfrenta baixos índices de umidade relativa do ar, o sul do Estado deve marcar chuvas intensas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
rajadas de vento
Rajadas de vento em Campo Grande. (Arquivo, Henrique Arakaki)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas para Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (12). Enquanto a região norte enfrenta baixos índices de umidade relativa do ar, o sul do Estado deve marcar tempestades.

A umidade do ar varia entre 12 e 40%, principalmente no leste e centro-norte do Estado. O aviso laranja reforça risco de de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Estão neste alerta: Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.

Ventania

Com força do ciclone extratropical, o sudoeste e sul do Estado devem registrar tempestades, previstas das 16h às 23h59. O monitoramento indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h, e queda de granizo, com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Podem ter chuvas intensas: Amambai, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.

O ciclone extratropical é um fenômeno meteorológico caracterizado por fortes tempestades e ventos, que faz parte de uma família maior de fenômenos meteorológicos. A previsão indica que na madrugada/manhã de quinta, o ciclone irá se deslocar em direção ao litoral gaúcho e as fortes rajadas de vento irão atingir o sul, a faixa leste e serra do Rio Grande do Sul, além da região serrana, sul e leste de Santa Catarina. “Os ventos podem chegar a 115 km/h, ao leste do Rio Grande do Sul”, explica a meteorologista do Inmet, Marcia Seabra.

Conteúdos relacionados

Onça Miranda