Nos últimos dias, os sul-mato-grossenses têm sofrido com o tempo quente e seco aliado a baixos índices de umidade relativa do ar. Contudo, a previsão meteorológica indica uma virada no tempo a partir deste fim de semana. Dados do Climatempo apontam a chegada de uma nova frente fria que deve derrubar as temperaturas a 9°C no Estado.

Conforme a previsão, no domingo (28), Sete Quedas deve registrar uma das menores temperaturas do Estado com máxima de 21°C e mínima de 9°C. No município de Ponta Porã, as temperaturas devem variar entre 19°C e 10°C, já em , segunda maior cidade do Estado, as mínimas podem chegar aos 13°C e a máxima não deve passar de 23°C.

Em Campo Grande, as temperaturas devem ficar entre 22°C a 14°C, com previsão de pancadas de chuvas durante a tarde e à noite.

A última chuva significativa registrada em Campo Grande foi no dia 10 de maio, quando a estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou 15,4 milímetros.

Baixa umidade

Até a chegada do frio e das chuvas, Campo Grande segue com tempo seco e baixos índices de umidade, o que exige cuidados específicos para evitar problemas de saúde. Na manhã de hoje (22), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um novo alerta de baixa umidade válido para 20 municípios de Mato Grosso do Sul.

Alerta de baixa umidade para a região nordeste de MS. (Imagem: Reprodução / Inmet)

Valesca Fernandes, meteorologista do (Centro de Monitoramento do Tempo e do de MS), ressalta que alguns cuidados básicos como a hidratação são essenciais para evitar problemas de saúde.

“Devido às condições de tempo seco recomenda-se que a população evite ao sol nos horários mais quentes do dia e beba bastante líquido”, orientou.

Outras dicas que podem auxiliar na prevenção de problemas de saúde são lavar as mãos com frequência e evitar colocá-las na boca e no nariz, manter o corpo hidratado, beber bastante água, evitar prática de exercícios físicos entre 10h e 16h; hidratar a pele do rosto e do corpo e usar chapéus e óculos escuros para se proteger do sol.

Saiba Mais