O Festival América do Sul, que chega a 17ª edição neste ano, será realizado entre os dias 28 de abril e 1º de maio em , a 426 km de Campo Grande. A data foi definida entre o governo estadual, a classe artística e dirigentes culturais, em reunião na última terça-feira (31). 

Neste ano, o festival retorna com duas novidades. O nome do evento não leva mais o nome do bioma “Pantanal” e acontece em época diferente do ano passado, quando foi no fim de maio. 

De acordo com o governo estadual, a mudança de data foi sugerida para se adequar aos setores de turismo e o comércio, “assimilando assim o conceito de transversalidade, além de ser uma época de clima mais ameno na cidade, conhecida pela sensação térmica de bastante calor”, explicou o governo.

O Festival América do Sul celebra a integração entre os povos do continente pela arte, gastronomia e inclusão de pessoas de idiomas e costumes diferentes. Na edição de 2022, o evento celebrou o centenário da Semana de Arte Moderna, quando a cultura brasileira foi exaltada no movimento artístico. 

Carnaval em Corumbá

Corumbá realiza o maior carnaval de e a expectativa deste ano é que a folia injete cerca de R$ 25 milhões na economia da Cidade Branca, de acordo com a Prefeitura Municipal. Na noite da última terça-feira (31), foi divulgada a oficial do 2023.

O calendário inicia com as festividades já no próximo sábado (4) com uma roda de samba no Porto Geral, às 13h, e terminam na última semana do mês, no dia 25, com a “Celebração da Alegria”. 

Os desfiles das escolas de samba estão marcados para 19 e 20 de fevereiro, enquanto a apuração fica para o dia 22.