Mato Grosso do Sul comemora 46 anos de fundação nesta quarta-feira (11). O feriado da Divisão do Estado altera o funcionamento de órgãos públicos e privados. O Jornal Midiamax separou o expediente do que abre e fecha nesse período em .

Ônibus

O itinerário do transporte público terá alteração ao longo do dia. A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) explica que a frota estará reduzida, operando com o planejamento de serviço de sábados.

Repartições públicas

A Prefeitura de Campo Grande e o Governo do Estado decretam ponto facultativo neste dia. Portanto, as atividades em repartições acontecem em sistema de plantão. A prestação retorna normalmente na sexta-feira (13).

Saúde

O atendimento à saúde é serviço essencial na cidade, portanto, não tem alteração nesta segunda. Os moradores que precisarem de podem procurar as unidades de urgência e emergência. Clique aqui e confira a escala médica.

Bioparque

O Bioparque Pantanal estará de portas abertas em horário especial no feriado prolongado. As visitas são agendadas exclusivamente pelo site oficial do local, clique aqui. Nos feriados, o ponto turístico abre as portas para os visitantes das 8h30 às 14h30, com último horário de entrada às 13h30.

INSS

As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) fecham durante o feriado e retomam expediente na sexta-feira (13).

Judiciário

Conforme o (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), nas comarcas não terá expediente nesse período. Funcionará apenas o plantão do judiciário. No portal www.tjms.jus.br/plantao, no ícone ‘Plantão', é possível encontrar os telefones de contato dos plantonistas.

Correios

As agências estarão fechadas nos dias de feriado, retornando o atendimento normalmente na sexta-feira. Os centros de distribuição estarão fechados na quinta-feira. O atendimento de pós-vendas será realizado pela CAC (Central de Atendimento dos Correios) pelo site, telefones ou chat. O funcionamento desses canais ocorre 24 horas por dia, sete dias por semana. O atendimento com os operadores será retomado na sexta-feira, a partir das 8h.

Mercados e supermercados

Segundo a Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), as unidades de Campo Grande funcionam normalmente durante o feriadão, conforme o horário de atendimento de cada estabelecimento. Nas demais cidades devem observar as especificações legais do município, ou região.

Shoppings

  • O Pátio Central funcionará das 9h às 16h nos feriados. Para movimentar, os dias serão marcados com atividades do projeto Pequenos Confeiteiros;
  • Shopping Campo Grande funcionará normalmente das 10h às 22h durante os feriados;
  • O Shopping Bosque dos Ipês também mantém o funcionamento das 10h às 22h nos dias;
  • O horário do Norte Sul Plaza será normal, das 10h às 22h para todas as lojas, praça de alimentação e lazer.

Bancos

As agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público no recesso. Conforme a Fenabran (Federação Brasileira dos Bancos), a decisão segue a Resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera o feriado dia útil para fins de operações bancárias de âmbito nacional.

Os canais digitais estarão funcionando como alternativa para transações bancárias, entretanto, as contas de consumo poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia útil seguinte ao feriado.

Comércio

O comércio de Campo Grande funcionará normalmente, conforme o acordo com o estabelecido na Convenção Coletiva de celebrada entre o Sindivarejo Campo Grande, filiado à Fecomércio-MS, e o Sindicato dos Empregados no Comércio, desde que observadas algumas regras.

Vale lembrar que a empresa que abrir e designar funcionários para o dia deverão compensar o trabalhador pelo dia trabalhado com um dia de descanso, que deve ser dado preferencialmente na semana seguinte e em um prazo máximo de 15 dias.

Casa da Saúde

Segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), o ponto facultativo e feriado foram estabelecidos pelo Governo do Estado por meio de decreto. Portanto, a unidade retorna com o atendimento normal na próxima segunda-feira (16).

Delegacia

Quatro delegacias de Campo Grande terão atendimento por 24h nesta sexta: a 4ª Delegacia de Polícia, Depac Centro, Cepol e Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher). As unidades especializadas e de áreas, como as delegacias de bairros, fecham e reabrem em dia útil.