Feriadão de sol e frio? Confira a previsão em Mato Grosso do Sul
Previsão indica baixa umidade do ar por atuação de massa de ar seco e chegada de nova frente fria
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O feriadão prolongado de Corpus Christi em Mato Grosso do Sul será de contraste de sol, chuva e frio. Amplitudes térmicas causam madrugadas geladas que podem chegar a 2°C e calor gradativo que ultrapassa os 30°C, principalmente na região norte e pantaneira.
As condições meteorológicas acontecem pela atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, em que uma massa de ar favorece o tempo seco, conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
“Amplitudes estão acentuadas, a madrugada e amanhecer de temperaturas mais amenas e rápida elevação ao longo do dia. Essa condição é favorável para formação de nevoeiro e/ou neblina ao amanhecer, principalmente na região sul. Durante a semana as temperaturas máximas poderão ultrapassar os 30°C e os índices de umidade relativa do ar ficam mais baixos, entre 20 e 40%, principalmente nas regiões norte e pantaneira”.
Na quinta-feira (8), a região pantaneira registra mínima de 15°C e calor de 31°C, com sol entre nuvens; ao norte, como em Coxim, o sol aparece entre nuvens, a mínima será de 14°C e máxima de 32°C; no bolsão também não há previsão de chuva, como em Três Lagoas e Paranaíba, com mínima de 14°C e máxima de 29°C; a região sul deve ter as menores temperaturas, de 13°C a 28°C, como em Ponta Porã e Iguatemi.
Na sexta-feira (9) e sábado, a previsão não sofre alteração. A madrugada pode registrar mínima de 13°C, com calor gradativo ao longo do dia e máxima de 33°C. Durante esses dias, índices de umidade relativa do ar ficam mais baixos, entre 20 e 40%.
A análise indica que os ventos variam de leste/nordeste com valores entre 30 e 50 km/h e localmente pode ultrapassar 50 km/h.
Frente fria
A partir do domingo (11), a meteorologia indica aproximação de uma nova frente fria, aliada ao intenso fluxo de calor e umidade. O Cemtec explica que a condição favorece aumento de nebulosidade e a formação de nuvens de chuva no Estado. Há probabilidade para chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, com destaque nas regiões pantaneira, sudoeste e sul.
São previstas temperaturas mínimas entre 17 e 18°C e as máximas de 31°C para as regiões sul e leste do Estado. Para a região norte, as mínimas devem variar entre 17 e 20°C e máximas de 33°C. Em Campo Grande, mínima de 20°C e máxima de 30°C. Os ventos sopram do norte com valores entre 30-50 km/h e localmente podem atingir valores acima de 50 km/h.
A próxima semana deve ser chuvosa em Mato Grosso do Sul e, a partir de terça-feira (13), uma massa de ar frio avança e deve causar queda significativa das temperaturas, com mínimas entre 10 e 12°C, principalmente ao sul. Na quarta-feira (14), o dia deve ser gelado e o Estado pode registrar temperaturas de 2 a 6°C.
Notícias mais lidas agora
- Pastor vira réu por receber R$ 1,6 mil para ‘tratamento milagroso’ em campo-grandense
- ONU acusa Paraguai pela morte de duas meninas durante operação militar em 2020
- VÍDEO: Capivara vai dar ‘rolê’ em piscina e precisa ser resgatada pela Polícia Militar Ambiental
- Dentista famosa que deixou pacientes com boca torta e necrose em Campo Grande é alvo do MP
Últimas Notícias
Abel Ferreira indica saída do Palmeiras ao fim de 2025: ‘Meu último ano no Brasil’
Presidente Leila Pereira havia reiterado seu desejo de manter Abel até o fim de seu mandato
Diniz faz reunião com diretoria do Cruzeiro após vaias e é mantido no cargo
Em cinco jogos neste ano, o Cruzeiro venceu apenas um
Moradores do Aero Rancho ficam mais de 10 horas sem luz após temporal
Diversas regiões de Campo Grande foram atingidas por um temporal de 44 milímetros
Santos perde pela 1ª vez para o Velo Clube e pode fechar rodada fora da zona de classificação
Primeiro tempo foi truncado e com poucas chances de gol
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.