Familiares e amigos ocupam UPA de Dourados em protesto contra morte de criança
Manifestação aconteceu neste final de semana
Marcos Morandi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com faixas e cartazes, familiares e amigos do menino que morreu na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) foram ao local para pedir justiça. O protesto aconteceu no final da tarde do último sábado (4). Segundo eles, a unidade não solicitou exames da criança durante o atendimento.
A criança, segundo informações da família, foi levada para a unidade dois dias seguidos. No domingo (19), Samuel foi levado pela família por volta das 10h e, segundo a direção da UPA, às 10h10 passou pela classificação de risco.
O menino apresentava dores leves, náusea, febre e dor de cabeça. Logo depois passou pelo atendimento médico e foi liberado. No dia seguinte, a criança deu entrada novamente às 8h30 com crise convulsiva. Passou pela classificação de risco e foi imediatamente medicada.
A direção da UPA informou que, apesar dos esforços da equipe médica, os profissionais não conseguiram estabilizar a criança, que chegou a sofrer paradas cardiorrespiratórias. Às 11h, a Central de Regulação liberou uma vaga na UTI do Hospital Universitário, porém a criança não tinha condições de ser transferida.
A morte do menino foi a segunda envolvendo a UPA de Dourados. Dias antes um adolescente também deu entrada, foi liberado e em seguida retornou com diagnóstico de dengue hemorrágica.
Após críticas de vereadores, no caso da morte do menino de 6 anos, a prefeitura chegou a instaurar procedimento administrativo para investigar o caso, contudo ainda não saiu resultado. A unidade é administrada pela Fundação de Saúde, que presta serviços à Prefeitura de Dourados.
“A tristeza da família, amigos e a comoção de todos pela morte de uma criança é incalculável, e é muito importante esclarecer o que ocorreu na UPA. Tudo será apurado”, disse o prefeito Alan Guedes em nota, que determinou a abertura de uma sindicância para investigar os procedimentos.
Notícias mais lidas agora
- Servidor federal que bateu carro no Camelódromo de Campo Grande é solto com fiança de R$ 5 mil
- Carro cai em lagoa e quatro pessoas morrem afogadas no interior de MS
- ‘Irmandade’: Abalados, colegas de trabalho lamentam morte de policial em delegacia de Campo Grande
- Envolvido em latrocínio de PM há 10 anos morre em confronto com o Choque no Jardim Colúmbia
Últimas Notícias
Especialistas apontam desafios para restrição de celular nas escolas
Lei proíbe o uso dos celulares nas escolas públicas e privadas
Caminhonete capota em acidente na BR-060 entre Campo Grande e Sidrolândia
Corpo de Bombeiros de Campo Grande foi acionado
Juízes substitutos são empossados em solenidade no TJMS
Novos juízes substitutos foram recepcionados pelos desembargadores
Saúde lança campanha sobre importância do programa Mais Médicos
O programa Mais Médicos foi criado em 2013
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.