Pular para o conteúdo
Cotidiano

Família aumentou: Casal de peixes Oscar reproduz em tanque do Bioparque Pantanal

Desova foi registrada no dia 23 de janeiro e nascimento já no dia seguinte
Clayton Neves -
Casal de peixes e ovos em tanque do Bioparque. (Foto: Governo MS)

A família do casal de peixes que vive no Bioparque do aumentou. Segundo a direção do complexo, após cinco meses de adaptação nos tanques os animais se reproduziram de forma espontânea, com desova registrada no dia 23 de janeiro e nascimento dos filhotes já no dia seguinte. 

Biólogo e curador do Bioparque, Heriberto Gimênes Junior, explica que a reprodução foi possível em razão da boa adaptação dos peixes, resultado da dos parâmetros da água, condições do tanque e do serviço de bem-estar animal, nutrição e do SSV (Sistema de Suporte à Vida).

“Uma reprodução em cativeiro é o ápice do bem-estar animal. Este casal de peixes foi coletado no segundo semestre do ano passado em e depois de todas as estabilizações dos parâmetros de qualidade de água, da adaptação ao alimento e dos protocolos de bem-estar animal houve a reprodução. Este fato demonstra que estamos atendendo os parâmetros nutricionais, de ambiente e de qualidade de água e todos esses segmentos positivos proporcionaram a reprodução”, afirmou Heriberto.

Os Oscars são espécies que ocorrem no Pantanal sul-mato-grossense e possuem característica de cuidado biparental, macho e fêmea dividem cuidado e proteção dos ovos e filhotes. Quando sentem alguma ameaça, os pais colocam os filhotes na boca para protegê-los.

A reprodução de Oscars em ambientes controlados ou em aquários não é inédita, mas é a primeira reprodução espontânea da espécie em um tanque do Bioparque.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Defensoria reverte decisão no STJ e mantém indígena no semiaberto

Decreto mantém restrição de R$ 121,5 bi no Orçamento até maio

Motociclista fica ferido em acidente com conversão ilegal de carro na Tamandaré

Botafogo goleia e encaminha vaga na Copa do Brasil; Grêmio perde de virada do CSA

Notícias mais lidas agora

Viatura usada por oficial da PM suspeito de assédio sexual é flagrada em motel

riedel

Riedel diz que reforma agrária é assunto federal e que não vai permitir bloqueios em MS

Dono de bar invadido por ônibus na Afonso Pena fala em R$ 300 mil de prejuízo com acidente

Dorival tem estreia tímida no Corinthians em vitória sobre Novorizontino pela Copa do Brasil

Últimas Notícias

Brasil

Líder do União Brasil no Senado sofre acidente de carro na Paraíba

Acidente ocorreu na BR-230, próximo ao município de São Mamede

Brasil

Operação contra fraude com criptomoedas apreende bens de luxo no RJ

O principal investigado foi apontado como articulador de um esquema de fraude internacional

Sem Categoria

Motorista tenta fugir, mas é preso com 242 kg de maconha na BR-262

O motorista não parou e iniciou fuga

Esportes

América-MG supera São Paulo por 3 a 1 no Brasileirão Feminino

Pela 8ª rodada da Série A1 do Campeonato Brasileiro