Uma autoescola de Campo Grande que usava um site falso está sendo denunciada pelo (Departamento Estadual de de Mato Grosso do Sul) por aplicar golpes na emissão de (Carteira Nacional de Habilitação). O departamento reforça que moradores que fazem o processo de emissão da carteira de habilitação precisam reforçar os cuidados com estelionatários.

Segundo informou o Detran, a autoescola usava o nome Ativa, mas trata-se de uma instituição falsa. Conforme o órgão competente, uma pessoa fez aulas e prova em autoescola da Capital. Porém, no momento de retirar a CNH, a empresa sumiu.

O QR Code da guia de “aprovação” anexada à denúncia direciona para um falso site que possui a mesma interface do Portal de Serviços do Detran-MS, mas com domínio diferente do site oficial.

Dessa forma, diversos pontos levantam suspeitas para quem busca os serviços digitais do Detran-MS.

Site falso

A foto do condutor, um campo afirmando que os dados são os mesmos da base do Detran-MS, chave de registro de consulta, QR Code para gerar e imprimir a CNH e aviso em vermelho de “você possui 1 pagamento pendente! Regularize seus débitos para emissão do registro,” são campos inexistentes no site oficial.

Diretor de Tecnologia da Informação, Robson Alencar afirma ser fundamental que a população sempre busque os canais oficiais para não cair em golpes.

“Primeiro passo é buscar Centros de Formação de Condutores credenciados. No Detran em números é possível filtrar por município e verificar o índice de aprovação. O segundo passo é sempre olhar o domínio que hospeda o site, para ver se é um domínio oficial. Se é oficial é o Gov.br nenhum site de governo de espécie alguma tem o .com”, orienta.

O endereço utilizado no golpe em questão é o https://detranautenticidade.com/detranms/resultado-autenticidade.php.

Já o site oficial do Detran-MS é o www.detran.ms.gov.br. A lista de autoescolas credenciadas, e a situação de cada uma, fica disponível no menu “Habilitação” no Portal de Serviços, no campo “CFC – Centro de Formação de Condutores”, podendo ser filtrada por município.

Saiba Mais