Com o objetivo de promover a inclusão e divulgar iniciativas de apoio à PcDs (Pessoas com Deficiência) no ambiente universitário, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) promove até o dia 31 de outubro palestras, rodas de conversa e exposições que debatem a importância do tema.

O evento integra as ações da campanha ‘Eu Respeito' e inclui atividades gratuitas abertas a toda a comunidade. A Coordenadora da Seaaf (Secretaria de e Ações Afirmativas), Mirella Villa da Fonseca, destaca que a secretaria promove um trabalho permanente para promover a inclusão das PcDs.

“Pretendemos aprofundar o ciclo de políticas de Acessibilidade e Ações Afirmativas em nossa Instituição. Mais do que nunca, é fundamental ampliarmos o conceito de ser humano, expandindo nosso entendimento sobre os papéis desempenhados e as possibilidades que visam garantir a participação de todos”, diz.

Mirella ressalta que todos os anos a secretaria promove ações com a participação da comunidade acadêmica e familiares. Neste ano, há também a participação de professores e coordenadores para as rodas de conversa, que abordarão o apoio educacional ao estudante com deficiência.

Nos eventos, serão apresentados os recursos de acessibilidade, a disponibilização de provas em formatos acessíveis, a dilatação de tempo adicional e os critérios de avaliação das provas escritas, discursivas ou de redação que considerem a singularidade linguística da pessoa com deficiência.

“A vai além da divulgação das ações da Seaaf. Para nós, apresentar o trabalho é um meio e não um fim para avançarmos na acessibilidade e nas ações afirmativas na Universidade”, finalizou Mirella.

Confira a programação completa:

18 de outubro

Roda de conversa Assistência social e estudantes com deficiência: uma relação necessária – na Secretaria de Acessibilidade e Ações Afirmativas

20 de outubro

Exposição de tecnologias assistivas para apoio à pessoa com deficiência – no Corredor Central, às 8h

23 a 26 de outubro

Roda de conversa Apoio educacional ao estudante com deficiência – na Secretaria de Acessibilidade e Ações Afirmativas

27 de outubro

Um diálogo sobre inclusão com os docentes da – na Secretaria de Acessibilidade e Ações Afirmativas, às 14h

30 de outubro

Roda de conversa Tenho um filho com deficiência estudante na UFMS – na Secretaria de Acessibilidade e Ações Afirmativas, às 8h

31 de outubro

Apresentação do tema Cotas na UFMS: ingresso, permanência, participação e sucesso – Rádio UFMS