Estiagem predomina e Mato Grosso do Sul completa 46 dias sem chuvas

Previsão indica semana com umidade relativa do ar entre 10 e 30% durante a semana

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
sol-calor-céu
Calor deve predominar no Estado. Imagem Ilustrativa. (Marcos Ermínio, Midiamax)

Cidades de Mato Grosso do Sul completam 46 dias sem chuvas significativas. O balanço da estiagem indica que houve baixo volume de chuva desde a última quinzena de junho a esta segunda-feira (31).

Os municípios em situação mais crítica são: Sonora, Maracaju, Bataguassu, Três Lagoas e Campo Grande. O volume de chuva acumulada varia entre 6,4 a 55,8 milímetros. Não chove nas regiões desde o dia 14 de junho.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), indica que Campo Grande registrou chuva significativa de 105,6 mm entre 12 e 15 de junho, conforme as estações no Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e Jardim Panamá.

tempo

Entre as cidades que marcaram chuva nos últimos dias, Sete Quedas pontuou 13,4 mm e 6 mm em Porto Murtinho, na quinta (27) e sexta-feira (28).

Estiagem continua

O monitoramento mostra que a atuação da alta pressão favorece o tempo quente e seco e inibe a formação de nuvens de chuva. Por isso, não há previsão de chuva durante esta semana.

As condições meteorológicas favorecem o tempo quente e seco. Os baixos índices de umidade relativa do ar colocam os municípios em atenção para risco à saúde e incêndios florestais. Os valores variam de 10 a 30%.

As temperaturas podem chegar aos 36°C, principalmente na região sudoeste, como em Porto Murtinho. Nas outras regiões o calor varia de 30 a 35°C.

Cuidados básicos

Conforme as orientações do Ministério da Saúde, a umidade do ar abaixo do ideal aumenta a incidência de doenças respiratórias, como sangramento nasal, rinite, asma, problemas de pele e alergias.

Os problemas atingem pessoas com imunidade baixa, principalmente crianças e idosos, além de pré-dispostos as síndromes respiratórias.

Algumas dicas podem amenizar o desconto nesse período:

  • Aumente a hidratação bebendo bastante água;
  • Faça refeições leves, como frutas e verduras;
  • Evite esforço físico com exposição ao sol em horários mais quentes;
  • Hidrate a pele e lábios;
  • Soro fisiológico auxilia na hidratação nasal;
  • Coloque toalhas úmidas ou bacias com água no quarto ao ir dormir.

Conteúdos relacionados

contas