Está calor aí? Temperatura passa dos 38°C em 25 cidades de Mato Grosso do Sul

No total, três cidades do Estado registram temperatura acima dos 40ºC

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
sol calor
É preciso evitar sair quando sol está muito quente (Marcos Ermínio, Jornal Midiamax)

Outubro chegou mostrando sua característica principal: o calor. Nesta terça-feira (3), Mato Grosso do Sul vive dia de calor intenso, com temperatura máxima passando dos 38°C em 25 cidades, de acordo com estações meteorológicas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Apesar do calor que passa dos 41°C em Porto Murtinho nesta tarde o cenário não é de onda de calor, como vivenciamos em agosto. O meteorologista do Cemtec/MS, Vinicius Sperling explica que até o dia 5 de outubro são esperadas temperaturas acima dos 40°C em MS e baixa umidade do ar.

“Existem critérios técnicos pra ser chamado de onda de calor, como por exemplo a temperatura 5 graus acima da média e o período acima de cinco dias de duração”, explica o meteorologista.

Nesta terça-feira (03), destaque de calor para Porto Murtinho, Corumbá e Água Clara, que passam dos 40°C. Mas também há temperaturas bem altas, acima de 37°C, em cidades da região sul, como Amambai, Sete Quedas e Dourados.

Em Campo Grande o calor chegou a 36,1°C nesta terça-feira. Cidades como São Gabriel, Chapadão do Sul e Costa Rica estão com as máximas mais amenas, entre 33°C e 35°C.

Confira as maiores temperaturas do Estado nesta terça-feira:

  • Porto Murtinho 41,6°C
  • Água Clara 40,7°C
  • Corumbá 40,5°C
  • Pedro Gomes 39,5°C
  • Três Lagoas 39,3°C
  • Rio Brilhante e Fátima do Sul 39,4°C
  • Amambai 39,3°C
  • Dourados 39,1°C

Alerta de tempestade

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o alerta de tempestade em 47 cidades de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (3). A previsão indica chuvas acompanhadas de ventos intensos e queda de granizo.

Conforme o aviso, válido desta terça a 10h de quarta-feira (4), há perigo potencial para chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, acompanhada de ventos de 40 a 60 km/h.

Conteúdos relacionados

lama
chuva de meteoros