Prevendo recorde de faltas, escolas suspendem provas e flexibilizam aulas em Campo Grande
Diversos boatos circulam na internet sobre possíveis ações criminosas em escolas, o que tem deixado pais e alunos apreensivos
Priscilla Peres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Desde o atentado que deixou vítimas em uma escola em Blumenau, diversos boatos circulam na internet sobre possíveis ações criminosas em escolas no dia 20 de abril. Apesar de reforço da segurança, escolas públicas e particulares decidiram cancelar a aplicação de provas na quinta-feira (20).
A decisão acontece diante do medo de alunos e pais e da previsão de poucos alunos em sala de aula. A segurança foi reforçada nas escolas públicas e privadas, e praticamente todas decidiram por um dia de atividades lúdicas e sociais na quinta-feira (20), véspera de feriado.
O dia 20 de abril tem motivado boatos que circulam na internet devido ao aniversário do Massacre de Columbine, nos Estados Unidos, há 24 anos, o primeiro grande atentado dentro de escolas.
Porém, boa parte dos conteúdos que circulam são genéricos, sem alvos específicos, com DDD de outros estados, não citam Mato Grosso do Sul e são feitos para gerar pânico na população.
A SED decidiu ter uma programação especial em todas as escolas da rede estadual chamada de “Dia S” (Segurança na Escola), na quinta-feira (20), em que serão realizadas palestras reflexivas com os estudantes sobre segurança, cultura da paz e acesso seguro à internet, que serão ministradas pelos professores.
Escolas particulares remanejaram as provas
Além de suspender as provas, as escolas particulares também remanejaram as aulas esportivas. Também afirmam reforço na segurança, unido a atividades lúdicas e sociais.
Nas escolas da Rede Nota 10 o calendário foi ajustado. Adiantamos algumas provas e prorrogamos outras. Os treinos feitos após o horário de aula foram suspensos.
No Colégio Status, afirmam que há ação contínua com equipe de psicólogas junto aos alunos, mas as provas também foram suspensas.
No Colégio Harmonia haverá a Quinta-feira do Bem, com lanche coletivo e as crianças escreverão e enviarão cartas entre si e haverá atividades culturais. Além disso, sabemos que há um grupo grande de mãe de alunos que estão preparando surpresas para alunos e colaboradores da escola, como chocolates e outras formas de lembranças.
No Colégio Resultados, as provas foram suspensas, fica opcional aos pais enviar ou não os alunos, foram realizadas reuniões para tranquilizar os mesmos. Houve aumento da segurança interna e intensificaram orientações internas.
Sindicato e Governo recomendam manter programação normal
O Sinepe/MS (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de MS) orienta as escolas particulares para que não haja paralisação nas rotinas das instituições, até por que todas escolas da rede privada estão promovendo estudos e investindo na segurança.
Porém cada escola tem autonomia para decidir sobre o que fará. “O Sinepe/MS está muito próximo das secretarias de segurança municipal e estadual, e estas vem trabalhando forte na parceria público privada, isso faz com que as ações de segurança nas escolas sejam mais eficazes”.
Na última quarta-feira (12), em anúncio do plano de segurança escolar, o governador Eduardo Riedel (PSDB) afirmou que vai manter as aulas normalmente e “não vai se pautar por fake news”.
O Governo do Estado afirma que tem câmeras presentes em 245 escolas da Rede Estadual, mas quer ampliar esse número para 298 até o fim deste mês.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista por aplicativo é esfaqueado e tem moto roubada no Caiobá
Estava na Júlio de Castilho quando foi acionado para uma corrida até o Portal Caiobá
Vendas de imóveis no país crescem 19,7% de janeiro a setembro
Nos acumulado de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2023
Funtrab disponibiliza 978 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.