Escola inaugurada há 50 anos começa a ser demolida 1 ano após início de tombamento
Moradores tentaram impedir desmanche, mas Prefeitura afirma que prédio estava comprometido
Clayton Neves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Inaugurado há 50 anos, o prédio da Escola Municipal Antônio Joaquim de Moura Andrade, a primeira de Nova Andradina, começou a ser demolido um ano depois de ser iniciado processo de tombamento do local, fruto do valor histórico da construção para o Município com cerca de 32 mil habitantes.
Fotos encaminhadas por leitores mostram parte da estrutura já no chão. Segundo o prefeito, José Gilberto Garcia (PL), em 2022 o local foi condenado pelo Corpo de Bombeiros em razão de sinais de envelhecimento e do surgimento de cupins nas paredes de madeira.
“A princípio existia a ideia de construir um museu, mas não tinha mais condições, estava condenado. O Governo do Estado autorizou e vamos construir uma escola mais moderna para atender a demanda de alunos”, comentou.
De acordo com José Gilberto, licitação para a obra já foi concluída e a expectativa é de conclusão ainda em 2023. “A empresa que está desmanchando é a mesma que vai construir o novo prédio”, pontuou.
Estudantes da unidade foram realocados até que o novo espaço de ensino seja entregue pela Prefeitura.
Inconformados
Entre moradores, a situação provocou comoção e muitos são contrários à demolição. Na cidade e nas redes sociais, campanhas tentaram impedir o desmanche.
“É muito triste ver a destruição de um símbolo cultural, principalmente porque as edificações do Grupo Escolar Moura Andrade representavam um verdadeiro patrimônio histórico educacional ligado à história da família Moura Andrade, fundadores da cidade, e pela sua arquitetura moderna e arrojada para a época”, comentou o professor do Curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Lucio Flavio Sunakozawa, que nasceu na cidade e é filho de uma das famílias pioneiras de Nova Andradina,
Como justificativa, moradores relembraram decreto da Assembleia Legislativa de 10 de fevereiro de 2022, que determinou o início do tombamento da edificação de madeira. “A edificação onde funciona a Escola Municipal Antônio Joaquim de Moura Andrade será considerada como se bem tombado fosse e desde já receberá proteção provisória”, diz o documento.
Segundo os mesmos moradores, no fim do ano passado a comissão de patrimônio histórico descartou interesse na área, no mês seguinte, abriu-se licitação para demolir o prédio.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Mariana Rios expõe diagnóstico de doença rara: “Zumbido sem fim”
No The Noite, Mariana Rios revelou que foi diagnosticada com uma doença raríssima que a deixou com sequelas; entenda a situação
Em semana da segurança, Câmara aprova novo tipo de prisão em flagrante
Texto segue para análise do Senado
Vereadores aprovam reforma administrativa de Adriane Lopes que vai ‘enxugar’ contas da Prefeitura em 30%
A proposta foi reformulada para a criação de três secretarias executivas
‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Bar foi alvo de denúncia há 4 meses e dono foi intimado para ir à delegacia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.