Entrega de presentes de Natal em aldeia de Campo Grande traz ‘sensação de pertencimento’

Indígenas da Aldeia Inámaty Kaxé saíram de Aquidauana e áreas de conflito para morar na Capital

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Entrega simbólica de presentes de natal dos correios (Henrique Arakaki, Midiamax)

Crianças da Aldeia urbana Inámaty Kaxé, na região do bairro Santa Mônica, em Campo Grande, receberam nesta sexta-feira (15) a entrega simbólica dos presentes do Papai Noel dos Correios. A liderança da comunidade relata a “sensação de pertencimento” após sair de terras de conflito e de Aquidauana para a Capital.

A aldeia abriga cerca de 130 famílias, sendo 75 presentes entregues para crianças até 10 anos. A líder da Organização de Apoio aos Indígenas e conselheira municipal dos direitos indígenas, é a primeira vez que evento natalina chega até a comunidade.

“Teve criança que quando trouxe a cartinha me disse que tinha muita vontade de escrever para o Papai Noel, via na televisão e a mãe não sabia como. Só de escrever a cartinha ela se sentiu realizada. Agora, com a entrega, é um sonho que se realiza. Estamos participando da sociedade envolvente. Nós povos originários somos apontados o tempo todo, massacrados com coisas pejorativas, mas estamos em buscas de conquistas. Essa entrega é uma forma de visibilidade”.

‘Bom velhinho’ na entrega de presentes de Natal (Henrique Arakaki, Midiamax)

Ainda dá tempo de fazer o Natal de uma criança feliz

Segundo a coordenadora regional do projeto dos Correios, Lucia Mendes, o Estado registrou 10 mil cartinhas, sendo 8,8 mil adotadas. Só em Campo Grande foram 7,8 mil escritas, sendo 7,1 mil apadrinhadas. Os interessados em fazer o Natal de uma criança feliz ainda têm até o fim do dia para adotar uma cartinha. A entrega dos presentes deve ser feita até a segunda-feira (18).

“Um lembrete: padrinhos, não esqueçam de entregar os presentes. Tem muita criança em casa esperando. Temos uma expectativa de receber alguns presentes de padrinhos e empresas para conseguir atender todos. Não será aquilo que a criança pediu, pois no final ficam os presentes mais caros, mas vamos mandar um presentinho, ninguém vai ficar sem presente”.

Desde o início da campanha, os Correios realizam entregas simbólicas em creches e escolas, com cronograma até a próxima sexta-feira (22). “É um momento de dever cumprido, de satisfação, durante a campanha vemos rostinhos felizes, olhinhos brilhantes… Isso não tem preço. Não vamos relaxar enquanto 100% dos presentes não estiverem entregues”, finaliza.

Entrega simbólica de presentes de natal dos correios (Henrique Arakaki, Midiamax)

Conteúdos relacionados

chuva
bolsa família