Pular para o conteúdo
Cotidiano

Enfermeiros acusam prefeitura de coação durante greve e buscam diálogo para resolver impasse

Enfermeiros entraram em greve, pois querem adicional de insalubridade, planos de cargos e carreiras e o piso salarial da enfermagem
Fábio Oruê, Ranziel Oliveira -
enfermeiros enfermagem
Grevistas espalharam cartazes pelas unidades de saúde (Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

Após greve dos ser suspensa por decisão judicial, o Sinte/PMCG (Sindicato dos Trabalhadores Públicos em do Município de ) alegou que a categoria foi coagida pelo Executivo Municipal durante o movimento grevista.

“Quem tivesse aderido estava impedido de fazer os plantões. Quem tivesse aderido à greve era para sair. Mesmo com risco de não receber, a enfermagem tocou e não saiu das UPAs [Unidades de Pronto Atendimento Comunitário]”, explica a diretora do sindicato, Valéria Aranda, sobre o CI (Comunicado Interno) divulgado aos enfermeiros.

Segundo ela, manual que previa a continuidade de 100% dos atendimentos de urgência e emergência, além de 30% do efetivo nos serviços na enfermaria, que atende casos sem risco de morte, foi elaborado e discutido em assembleia.

“Esse manual foi protocolado junto à prefeitura em 24 de fevereiro, justamente para que a greve fosse feita com mínimo de prejuízo à população”, argumenta. “Isso [CI] foi um ato de coação”, alega.

enfermagem enfermeiro
Coletiva do Sinte/PMCG (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Próximos passos

A categoria deflagrou na segunda-feira uma greve para exigir do município a negociação com adicional de insalubridade, enquadramento no Plano de Cargos e Carreira da categoria e implementação do piso nacional.

Porém, decisão judicial barrou o movimento e a categoria teve que voltar aos atendimentos nesta terça-feira (28). Segundo presidente do sindicato, Ângelo Macedo, a decisão pegou a categoria de surpresa.

“Não encontramos na decisão verdades que possam sustentá-las. São inverdades que foram apresentadas ao Poder Judiciário”, diz. A prefeitura alega que o sindicato não cumpriu os ritos legais para a deflagração da greve.

“Nós acreditamos que o nosso direito de greve foi cerceado. As decisões, acredito que tenha sido instrumentalizadas por inverdades”, opinou Ângelo. O sindicato realiza nova assembleia nesta quarta-feira (1º), para deliberar e esclarecer com a categoria sobre a decisão judicial.

O próximo passo legal que o sindicato deve fazer é tentar reverter a situação de ilegalidade da greve. “Precisamos que o Judiciário entenda a necessidade de uma audiência de conciliação”, explica o presidente.

Adicional de insalubridade

Desde 2001, os profissionais da enfermagem tentam reaver o pagamento do adicional de insalubridade. Esta é apenas uma das ações em que os profissionais tentam obter o benefício pago até o fim da década de 1990, quando uma mudança na Constituição Federal tirou o benefício de todos os servidores públicos.

Apesar de alguns reveses, a categoria acabou beneficiada com novas mudanças legais e a prefeitura chegou a ser obrigada a retomar o pagamento do adicional.

Essa ação se arrastou por 15 anos na 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos. Apesar de laudos periciais demonstrarem condições insalubres em algumas unidades de saúde, a categoria seguiu sem o adicional.

No entendimento do juiz Marcelo Ivo de Oliveira, a Emenda Constitucional 19/1998 e a falta de previsão na legislação municipal impediriam o pagamento. A sentença foi proferida em novembro de 2016 e esse processo foi arquivado em janeiro de 2021.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Tênis: Bia Haddad é eliminada do US Open

Foragida há 18 anos da Justiça de SP, ‘Camaleoa’ é presa em MS

Yago Dora impõe soberania nas ondas de Fiji e é campeão mundial pela primeira vez

VíDEO: três são baleados durante ataques em sequência

Notícias mais lidas agora

consórcio guaicurus

Município recorre contra tarifa de R$ 7,79 do ônibus e diz que Justiça suspendeu aumento

Ex-funcionário detalha venda casada de seguro em lojas Pernambucanas de MS: ‘Cliente assina sem saber’

Relíquia de Carlo Acutis é exposta em missa que antecede canonização

Eliminatórias: Brasil inicia preparação para jogo contra o Chile

Últimas Notícias

Polícia

PF pede inclusão de foragidos de ação contra PCC na lista da Interpol

Os oito foragidos escaparam ao cumprimento de 14 mandados judiciais de prisão

Polícia

Identificado homem que morreu ao passar mal no Tiradentes

Os militares ainda tentaram reanimá-lo

Brasil

CPMI do INSS aumenta ritmo de sessões e já quer ouvir ex-ministro de Lula na próxima semana

A ideia é aumentar o ritmo dada "a grande quantidade de material"

Polícia

Polícia identifica responsáveis por cão que atacou idoso

Vítima foi mordida na região do rosto