Servidores municipais da enfermagem de Terenos, a 30 quilômetros de Campo Grande, foram às ruas da cidade nesta quinta-feira (10) reivindicar e conscientizar moradores sobre a desvalorização da profissão. A categoria panfletou e colocou cartazes reclamando da redução da insalubridade e mudanças em escalas de última hora.

“Estamos sendo desvalorizados. Nossa insalubridade foi reduzida, escala mudada de última hora, tivemos perda no provento com redução da insalubridade. Total desrespeito pela gestão”, disse uma servidora.

Sem força sindical, apenas os servidores vestiram camisetas com a mensagem “Enfermagem de Terenos Sangra”, além de panfletos entregues no trânsito, os profissionais passaram em comércios da região para conversar com os setores.

Conforme um servidor, as escalação médica estaria extrapolando a vigência trabalhista, por alteração na escala plantonista de 12 por 36 horas.

“A gestão passou a cortar profissionais, retirar do quantitativo diuturnos. Após várias tentativas mostrando que somos uma unidade que, caso necessário, fazemos atendimentos na BR–262, além dos atendimentos de urgência e emergência para a população do município e de seus arredores em áreas rurais, algumas até com difícil acesso”.