A ansiedade acompanha muitos estudantes no desafio de entrar para uma universidade e a tradicional benção de canetas para os candidatos que se preparam para enfrentar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), traz alívio.
Neste domingo (29), no Santuário Nossa Senhora Perpétuo Socorro, aconteceu a benção das canetas. Para muitos, esse ato representa um momento de alívio e tranquilidade, servindo como uma forma de amenizar a ansiedade que geralmente acompanha esse desafio educacional.
Maria Júlia Sarlo, 15 anos, estudante, prestará o Enem pela primeira vez como treineira. Ela, que está estudando desde o início do ano busca uma vaga em medicina, assim que concluir o ensino médio e está confiante.
“Eu acho muito importante essa benção para o alívio da ansiedade dos candidatos, de saber a parte espiritual e emocional que você tem um apoio e até pelo simbolismo da caneta, de te lembrar na hora da prova. Eu acho que dá um encorajamento maior para o participante” disse.

A mãe Aparecida Lene Sarlo, 55, comerciante, emocionada em ver a filha recebendo a benção especial, comenta que ela é um milagre de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Aparecida teve três perdas de gestação antes de ter Maria Júlia. Foi quando fez novenas em honra a Nossa Senhora pedindo por um filho e quatro anos depois, graças a novena, engravidou.
“Na novena o padre disse se você perdeu alguma coisa coloca na mão de Nossa Senhora, eu coloquei a mão no meu útero e 15 dias depois comecei a passar mal. Fiz exame e comprovou minha gravidez, aí minha filha nasceu e hoje estou aqui para Nossa Senhora abençoar a minha filha.”, disse Aparecida.
Para Aparecida é muito importante a filha estar hoje na benção das canetas, já que ela é um milagre de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. “Imagina para o coração de uma mãe estar aqui hoje e ver tua filha ali recebendo a caneta abençoada para fazer sua primeira prova. É muito importante estar aqui nesse momento para iniciar o futuro dela,” enfatizou.
Hoje, Aparecida também tem outra filha, de 12 anos.
Tradição
Segundo o Padre Celso Junior, “é uma tradição aqui do Santuário e eu acredito que tenha uma importância especial para esses jovens que terão uma semana tensa. Uma semana onde eles vão estudar bastante, terão a prova no final de semana, e terão um alívio a mais. Nós chamamos de sacramentais, uma bênção de Deus especial para este momento. Nós abençoamos as canetas como um sinal de que Deus estará presente com eles na prova”.

Concurso
Mas a benção vale não somente para quem vai prestar o Enem. Como o caso do Jean Ribeiro, de 26 anos, que irá prestar concurso para Ebserh (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) em Campo Grande e sua mãe levou a caneta para receber a benção.
Maria Madalena, de 56 anos, é técnica de enfermagem, levou a caneta do filho Jean que prestará o concurso de odontologia para o Ebserh (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) em Campo Grande. “Ele é formado há ano, e há meses se prepara para o concurso, que deve ocorrer no dia 17 de dezembro de 2023”, explicou.