Benção das canetas traz esperança para candidatos do Enem: ‘dá um encorajamento’
O padre acredita na importância especial que a benção traz para os jovens
Lívia Bezerra, Eveline Marques –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A ansiedade acompanha muitos estudantes no desafio de entrar para uma universidade e a tradicional benção de canetas para os candidatos que se preparam para enfrentar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), traz alívio.
Neste domingo (29), no Santuário Nossa Senhora Perpétuo Socorro, aconteceu a benção das canetas. Para muitos, esse ato representa um momento de alívio e tranquilidade, servindo como uma forma de amenizar a ansiedade que geralmente acompanha esse desafio educacional.
Maria Júlia Sarlo, 15 anos, estudante, prestará o Enem pela primeira vez como treineira. Ela, que está estudando desde o início do ano busca uma vaga em medicina, assim que concluir o ensino médio e está confiante.
“Eu acho muito importante essa benção para o alívio da ansiedade dos candidatos, de saber a parte espiritual e emocional que você tem um apoio e até pelo simbolismo da caneta, de te lembrar na hora da prova. Eu acho que dá um encorajamento maior para o participante” disse.
A mãe Aparecida Lene Sarlo, 55, comerciante, emocionada em ver a filha recebendo a benção especial, comenta que ela é um milagre de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Aparecida teve três perdas de gestação antes de ter Maria Júlia. Foi quando fez novenas em honra a Nossa Senhora pedindo por um filho e quatro anos depois, graças a novena, engravidou.
“Na novena o padre disse se você perdeu alguma coisa coloca na mão de Nossa Senhora, eu coloquei a mão no meu útero e 15 dias depois comecei a passar mal. Fiz exame e comprovou minha gravidez, aí minha filha nasceu e hoje estou aqui para Nossa Senhora abençoar a minha filha.”, disse Aparecida.
Para Aparecida é muito importante a filha estar hoje na benção das canetas, já que ela é um milagre de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. “Imagina para o coração de uma mãe estar aqui hoje e ver tua filha ali recebendo a caneta abençoada para fazer sua primeira prova. É muito importante estar aqui nesse momento para iniciar o futuro dela,” enfatizou.
Hoje, Aparecida também tem outra filha, de 12 anos.
Tradição
Segundo o Padre Celso Junior, “é uma tradição aqui do Santuário e eu acredito que tenha uma importância especial para esses jovens que terão uma semana tensa. Uma semana onde eles vão estudar bastante, terão a prova no final de semana, e terão um alívio a mais. Nós chamamos de sacramentais, uma bênção de Deus especial para este momento. Nós abençoamos as canetas como um sinal de que Deus estará presente com eles na prova”.
Concurso
Mas a benção vale não somente para quem vai prestar o Enem. Como o caso do Jean Ribeiro, de 26 anos, que irá prestar concurso para Ebserh (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) em Campo Grande e sua mãe levou a caneta para receber a benção.
Maria Madalena, de 56 anos, é técnica de enfermagem, levou a caneta do filho Jean que prestará o concurso de odontologia para o Ebserh (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) em Campo Grande. “Ele é formado há ano, e há meses se prepara para o concurso, que deve ocorrer no dia 17 de dezembro de 2023”, explicou.
Notícias mais lidas agora
- Homem morre na Santa Casa após sofrer descarga elétrica durante conserto em Campo Grande
- Menino de 9 anos morre depois de ter bicicleta atingida por motorista em MS
- VÍDEO: Motorista do Consórcio Guaicurus é flagrado usando celular enquanto transportava passageiros
- Idoso é encontrado morto após cair em lagoa no interior de MS
Últimas Notícias
Bombeiros alertam para ‘golpe da vistoria’ após compartilhamento ‘notificação’ por e-mail
Corpo de Bombeiros esclareceu que utiliza o e-mail: vistoriaschapadaodosul@cbm.ms.gov.br
‘Dissimulada’: Píton ainda nem deu às caras em Bioparque, mas já divide opiniões na cidade
Nome da cobra foi escolhido por votação popular, que gerou debate criativo nas redes sociais
‘Eu não duvido de absolutamente nada’, diz namorada sobre armadilha para matar delator do PCC
8 dias antes de sua morte, Gritzbach esteve na Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo e reiterou acusações contra policiais que estariam envolvidos em corrupção
Camionete roubada no Paraná é apreendida com mais de 900 quilos de drogas
Motorista saiu da pista após perseguição e abandonou veículo na MS-295
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.