Pular para o conteúdo
Cotidiano

Rachaduras e fios expostos: Emei de Campo Grande é alvo do TCE-MS em último dia de fiscalização

Em MS, 18 escolas municipais estão sendo fiscalizadas por auditores do Tribunal de Contas Estadual
Priscilla Peres, Clayton Neves -
Rachaduras e infiltrações são alguns dos problemas em Emei alvo de fiscalização (Foto: Nathalia Alcântara/Midiamax)

Auditores de controle externo do (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) fiscalizam na manhã desta quarta-feira (26) a Emei Campo Verde, localizada no bairro Nova Lima, em Campo Grande. Esta é uma das 18 escolas municipais que estão sendo fiscalizadas nesta semana.

A ação analisa a estrutura física das unidades e tem encontrado diversas irregularidades. Na unidade de Campo Grande, os auditores constataram que falta acessibilidade, o parquinho está interditado, pintura muito desgastada, há muitas rachaduras e a fiação exposta.

Conselheiro substituto do TCE-MS, Celio Lima de Oliveira explica que a ação é coordenada pelo TCE-SP e em cada escola são analisadas 193 questões, que vão desde saneamento a questões de tecnologia e acessibilidade.

“A princípio queremos abrir um diálogo com o gestor e não apenas ter caráter punitivo. Mas, também existe a aplicação de multas, entre outras sanções, dependendo da gravidade”, explicou o conselheiro. Os documentos serão encaminhados ao TCE São Paulo e o relatório final deve ser divulgado na sexta-feira (28).

São analisadas escolas nas cidades de: , Nova Andradina, Ponta Porã, Bandeirantes, Terenos, Selvíria, Itaporã, Antônio João, Jaraguari, Aquidauana, Aparecida do Taboado e Gloria de Dourados, Naviraí, Bela Vista, Campo Grande, Anastácio e Cassilândia.

O coordenador da Divisão de Educação do TCE/MS, Marcos Camilo, afirmou que foram escolhidas escolas de acordo com as macrorregiões estaduais e as irregularidades estão dentro do previsto. “Sabemos que a pior situação está nas escolas rurais e indígenas, onde pretendemos ir até o ano que vem”.

Ação busca melhor qualidade de ensino

De acordo com o presidente da Corte de Contas, conselheiro Jerson Domingos, essa ação conjunta em nível nacional demonstra a preocupação dos órgãos de controle em buscar soluções efetivas para que o ensino público no país tenha cada vez mais qualidade.

“Nossas crianças precisam ter uma base educacional de qualidade, e a é um dos pilares para que isso aconteça. Sabemos do papel constitucional do Tribunal de Contas de fiscalizar a aplicação do dinheiro público pago por cada contribuinte, mas cabe também a essa instituição fiscalizar as políticas públicas educacionais para nossos jovens”, explicou.

Após a coleta das informações, serão gerados dois tipos de relatórios, um nacional e outro por Estado, que posteriormente serão encaminhados para cada Tribunal de Contas. A estimativa é que os relatórios sejam divulgados no dia 27, a partir das 14h.

A Ordenada Nacional é uma iniciativa da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), em parceria com o TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), com apoio técnico do Instituto Rui Barbosa e ainda o suporte institucional da Abracom (Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios) e do CNPTC (Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Prefeitura de Japorã confirmou reajuste de 10% para o magistério. (PMJ, Divulgação)

Prefeitura de Japorã concede reajuste de 10% para professores da Rede Municipal

Nem coleta escapa: Caminhão atola no Parque do Lageado 

Mel Maia assume namoro com campeão brasileiro de boxe; saiba quem é ele

Jovem de 19 anos é morto a tiros perto do Porto Geral em Corumbá

Notícias mais lidas agora

Assassino de Ivone foi preso quatro vezes por violência doméstica

Confira a programação: Fiéis católicos se reúnem no Sábado Santo

Interdição por alagamento na BR-267 permanece entre Jardim e Porto Murtinho

Cinco árvores caem em Campo Grande e uma ameaça desabar em praça no José Abraão

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Chocolate de Dubai: O desejo viral que conquistou o mundo

A barra de chocolate “Can’t Get Knafeh of It”, criada pela FIX Dessert Chocolatier em Dubai, tornou-se um fenômeno global após viralizar no TikTok. Inspirada na sobremesa árabe knafeh, a barra combina chocolate ao leite, pistache, tahine e massa filo, oferecendo uma experiência crocante e cremosa.  O sucesso explosivo nas redes sociais, especialmente após … Continued

Cotidiano

VÍDEO: Após chuva, asfalto cede e erosão vira perigo para motoristas na Av. Nelly Martins

Concessionária responsável pelo reparo já isolou o local e serviço deve ser realizado ainda hoje

Polícia

Feminicída teria tentado atacar única PM feminina antes de ser morto em confronto

Wilton de Jesus Costa, 36, autor de feminicídio contra Ivone Barbosa da Costa Nantes, estava em Sidrolândia em busca de esconderijo e fuga da polícia

Esportes

Operário estreia na Série D do Brasileirão contra o Cianorte

Partida abre o Grupo A7 e começa às 14h, no Estádio Albino Turbay