Em rotatória com fluxo de 5 mil veículos por hora, motoristas cobram semáforo com ‘buzinaço’

Rotatória fica na única via de acesso a universidade e nas horas de pico o trânsito fica lento

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
rotatória euler
Rotatória fica 'impossível' nos horários de pico (Foto: Kísie Ainoã/Jornal Midiamax)

A rotatória do cruzamento da Avenida Tamandaré com a Euler de Azevedo já é conhecida por motoristas da região, que até evitam passar por lá no horário de pico, que tem fluxo de 5,2 mil veículos por hora.

Porém, não é somente no pico que o trânsito é complicado e quem precisa atravessar sofre com a espera. Com um comércio no local, José Nilton, de 59 anos, diz que passa o dia atravessando idosos que desejam ir até o supermercado Comper, que fica em frente à rotatória.

“No nosso bairro, 80% dos moradores são da terceira idade. Eles querem fazer compra e eu fico o dia inteiro aqui atravessando idosos que não conseguem atravessar. De tanto eu brigar fizeram uma faixa de pedestres, mas como não tem lombada, ninguém respeita”, conta ao Jornal Midiamax.

Há 10 anos com ponto no local, ele diz que presencia pelo menos 1 acidente por dia. “Há 90 dias atrás veio uma empresa terceirizada que colocou câmeras nas quatro pontas para medir o fluxo de carros por hora. Aqui passam 5,2 mil carros por hora”, relata.

rotatória
José está há 10 anos no ponto comercial (Foto: Kísie Ainoã/ Jornal Midiamax)

O ponto é usado principalmente pelo acesso à UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e também é trajeto do transporte coletivo. Por conta disso, o fluxo de veículos, principalmente de alunos, enche o trânsito nos horário de entrada e saída da faculdade.

Além disso, a entrada para o estacionamento do Comper também é próxima da rotatória e atrapalha o trânsito, já que muitos carros param no meio da via para fazer a conversão e entrar no estabelecimento.

Motorista de aplicativo, que preferiu não ser identificada, é uma das que pensa que um semáforo melhoraria o trânsito no local. “Você precisa cuidar quem está na rotatória, quem vem da Tamandaré, quem está atrás de você e vai virar. Tudo ao mesmo tempo”, descreve ao Jornal Midiamax.

‘Buzinaço’

‘Buzinaço’ na manhã deste quinta-feira (13) cobrou a instalação de um semáforo no local. O ato foi organizado pelo vereador Ronilço Guerreiro (Podemos).

Com a faixa “Buzine se você quer sinalização na rotatória”, a ação do vereador ganhou a adesão dos carros e motos que passaram pelo local, que buzinaram muito e mostraram a indignação com a situação do trânsito na região.

“Sou moradora do Santa Luzia e todos os dias fico pelo menos 30 minutos para passar por esse trecho. Essa iniciativa é louvável e acredito que chegou a hora da prefeitura se atentar para reivindicações como essa, pois o povo se fez ouvir com as buzinas”, comentou a comerciante Fernanda Anunciação.

Ronilço destaca que há anos cobra a prefeitura e a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). “Já fiz inúmeras reuniões na Agetran, com a prefeita, na secretaria de obras e sempre a mesma resposta gerúndio: estamos vendo, planejando, orçando, avaliando, estudando e nunca sai disso”, comentou o vereador.

“Segunda-feira uma pessoa foi atropelada ao tentar atravessar a via, algo quase impossível em horário de pico. Será preciso uma tragédia para que essa sinalização saia do papel? Espero bom senso de nossas autoridades competentes para resolver essa questão o quanto antes”, contou.

Questionada pelo Jornal Midiamax, a prefeitura disse que o projeto viário da rotatória já está concluído. “Agora está sendo desenvolvido o projeto de infraestrutura que envolve, pavimentação, drenagem entre outros”, traz a nota.

Conteúdos relacionados

grávida
corumbá