Geralmente o pico das máximas diárias é registrado no período da tarde, entre 12h e 15h, mas a onda de calor extremo em Mato Grosso do Sul tem elevado as temperaturas ainda nas primeiras horas do dia. Por volta das 9h desta quarta-feira (8), termômetros já marcavam 36°C em cidades do Estado.

Conforme o monitoramento em tempo real do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a região sudoeste deve marcar as maiores temperaturas previstas. Porto Murtinho marcava 36,7°C antes das 9h. A região pantaneira de Nhumirim, em Corumbá, pontuar 33,8°C, em seguida está Coxim com 33,5°C.

Em Campo Grande, apesar da sensação térmica de 30,4°C, a temperatura marcava 33,2°C, sem expectativa de chuva ao longo do dia. A umidade relativa do ar começou o dia com 49%, por volta das 5h, caindo para 43% às 9h.

Novembro será ainda mais quente

Mesmo com valores altos, a previsão indica que a onda de calor só começa no dia 13 de novembro, quando os termômetros podem ultrapassar os 45°C na terceira onda de calor. A situação deve se estender até dia 20 deste mês.

Enquanto o pior cenário não chega, o Estado já lidera o ranking nacional de maiores temperaturas do dia e baixa umidade do ar. Porto Murtinho marcou a maior temperatura do dia, com máxima de 42,3°C. Em seguida está Coxim (41,6°C), Nhumirim-região pantaneira (41,1°C), Corumbá (41°C) e Miranda (40,6°C). O Estado “compete” com Mato Grosso, que fica nas posições seguintes, Cuiabá (40,4°C) e Vila Bela da Santíssima Trindade (41,1°C). Também estão no monitoramento: Aquidauana (40°C), Água Clara (38,8°C) e Sidrolândia.