Servidores do (Instituto Brasileiro do e dos Recursos Naturais Renováveis) de Mato Grosso do Sul se reuniram em frente à sede do Instituto nesta segunda-feira (9) para reivindicar uma série de melhorias trabalhistas para a categoria.

Entre as pautas reivindicadas estão o reajuste salarial, a não aprovação da PEC 32, que trata da reforma administrativa, e a revisão da carreira de especialista em meio ambiente, incluindo a atualização das tabelas salariais, gratificações de Qualificação GQ e Gratificação de Desempenho de Atividades Ambientais.

Ibama
Entre as reivindicações está o reajuste salarial (Divulgação)

Representante da Antema (Associação dos Técnicos Administrativos e Ambientais e Auxiliares) e técnico administrativo do Ibama, Vicente Lima, destaca que a categoria solicita um reajuste acima da inflação para 2024.

“A proposta de reajuste oferecida foi de 1%, mas rejeitamos. O sindicato está pedindo 15,27%, mas segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o correto seria em torno de 53%, devido à defasagem salarial dos últimos 6 anos”, explica.

Segundo Vicente, o se mostrou aberto a negociações, por meio de assembleias em com a participação de diversos servidores, e as demandas foram encaminhadas via Sintsep (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal em Mato Grosso do Sul) para serem discutidas na mesa.

PEC 32

Outro ponto debatido entre os servidores é a PEC 32, que altera dispositivos sobre servidores e empregados públicos e modifica a organização da administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Vicente Lima ressalta que a PEC resultaria na precarização dos serviços públicos, com o fim da estabilidade e a possibilidade de terceirização das atividades-fins.

“Estamos buscando também a redução da desigualdade salarial em relação a outras carreiras, a redução da diferença salarial entre Técnicos e Analistas, e a implantação e respeito à data-base”, disse.

Manifestação Ibama
Manifestação foi realizada nesta segunda-feira (Divulgação)