Pular para o conteúdo
Cotidiano

33,4 mil estudantes encaram segundo dia de provas do Enem 2023 em Mato Grosso do Sul

Ciências da natureza e matemática formam os temas das provas do segundo dia de Enem
Priscilla Peres -
enem
Portões abertos na Uniderp para o Enem (Henrique Arakaki, Midiamax)

Neste domingo (12), nada de descanso para 33.468 estudantes de . Ao meio-dia, os portões de 114 locais de provas se fecham para dar início a segunda e última etapa de provas do (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2023.

E os participantes vão precisar de bastante concentração, já que as provas terão questões sobre Ciências da Natureza – que engloba química, física e biologia – e a Matemática e suas tecnologias. No último domingo, a avaliação incluiu linguagens e códigos, ciências humanas e redação.

Em 2023, foram 47.472 inscritos no Enem, porém, a primeira prova teve abstenção de 29,5% dos candidatos, que soma 14.004 candidatos faltosos. Dessa forma, são esperados pouco mais de 33 mil pessoas na segunda etapa.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), realizador do Enem, aplicará as provas em 41 municípios sul-mato-grossenses. São 114 locais de prova e 1.629 salas de aplicação. Dos participantes, 57% (27.020) são isentos da taxa de inscrição e 43% (20.450) pagaram.

Mulheres representam 61% dos inscritos

Em MS, as mulheres tomaram conta das inscrições no Enem — equivalem a 61,1% (29.035) das inscrições, enquanto homens representam 38,9% (18.435). Esse número é referente aos dois dias do Enem.

Ao todo, 21.494 (45,3%) já concluíram o ensino médio. Os concluintes deste ano de 2023 são 17.857 (37,6%). Entre os inscritos, 7.836 (16,5%) são estudantes do 1º ou 2º ano, que vão fazer o Enem com o objetivo de testar conhecimentos. Outros 283 (0,6%) também são treineiros, tendo em vista que não cursam nem concluíram o ensino médio.

Modernização da prova

Esta foi a 25ª edição do exame, que pela primeira vez apresentou gráficos e figuras coloridas na prova impressa. A modernização visou facilitar a acessibilidade para as pessoas que são daltônicas ou tenham problemas de visão. O cartão-resposta também foi ampliado para pessoas com alguma deficiência visual.

A prova aborda o cotidiano, e nesta prova uma questão envolvendo Mato Grosso do Sul foi destaque. Primeiro grupo de rap indígena do Brasil, o Brô MC’S, de Dourados.

Formado pelos indígenas Bruno, Charles, Clemerson e Kelvin, na Aldeia Jaguapiru, em Dourados, o Brô MC’s também foi o primeiro grupo de rap indígena a tocar no Rock in Rio, em 2022. Eles ainda ficaram famosos no por tocarem com astros como Alok e Xamã, e agora a trajetória dos músicos virou tema de uma pergunta do Enem.

Na questão, do caderno de Linguagens do Enem 2023, a história do Brô MC’s é destacada. “Os integrantes conheceram o rap pelo rádio, ouvindo um programa que apresentava cantores e grupos brasileiros desse gênero musical. O Brô MC’s conseguiu influenciar outros a fazerem rap e a lutarem pelas causas indígenas”, diz o enunciado.

O que pode ou não levar no dia da prova?

Antes de fazer a prova do Enem, é essencial verificar os itens necessários para não esquecer de nada. No dia da prova, verifique seus documentos, pois só é permitido entrar na sala de provas com o documento de identificação original com foto.

Não são aceitas cópias (mesmo que autenticadas) ou versões digitais do documento. Caso o seu RG tenha sido roubado, leve o Boletim de Ocorrência no dia da prova.

A caneta preta é o único modelo aceito, precisando ter sido fabricada em material transparente. Apesar de não ser obrigatório nos dias de prova, levar o Cartão de Inscrição impresso facilita a localização da sala de aula.

Bateu a fome, e agora?

Devido à duração da prova do Enem, também é recomendável levar um lanche para se alimentar quando a bater, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) autoriza que os candidatos levem alimentos, mas não qualquer tipo de comida.

Os alimentos autorizados são:

  • Chocolate;
  • Suco;
  • Cereal;
  • Hambúrguer;
  • Sanduíche;
  • Refrigerante, mas o material da garrafa deve ser transparente e a mesma não deve possuir rótulo;
  • Salgadinho, desde que esteja separado em uma sacola transparente.

Também é essencial que o candidato leve água para se hidratar durante as 5 horas de provas. No entanto, a garrafa não deve possuir rótulo e deve ser transparente.

Proibidos do Enem

Para evitar transtornos, os candidatos devem se atentar aos objetos proibidos. Por isso, não leve os seguintes itens:

  • Boné;
  • Canetas que não seja de material transparente;
  • Caneta colorida ou azul;
  • Calculadora;
  • Chaves;
  • Computador;
  • Fone de ouvido ou similares.
  • Pendrive;
  • Gravadores;
  • Estilete;
  • Lápis, lapiseira ou similares
  • Livros e anotações;
  • Óculos de sol;
  • Relógio;
  • Tablet.

Apesar do Edital do Enem não trazer nenhuma restrição quanto à vestimenta, a recomendação é utilizar roupas leves e confortáveis e não investir em acessórios muito grandes como brincos e faixas e itens que podem barrar o candidato, como relógios e bonés.

E o celular no Enem?

Conforme o edital, é proibida a utilização de celular dentro do prédio de provas. Caso leve o aparelho, será necessário desligá-lo e solicitar uma embalagem para o fiscal de sala. O aparelho será guardado no recipiente lacrado e precisa ficar embaixo da cadeira.

Moedas, chaves e alarmes de carro também devem ser armazenados no saquinho. Vale destacar que qualquer som emitido durante a prova gera desclassificação do participante.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Beirando 200 kg, Luiz até quebrou cadeira de restaurante, mas perdeu mais da metade e superou os próprios limites

Vai viajar? Confira os trechos interditados na BR-163 em MS

cantor famoso advogado campo grande bbb otavio figueiro

Cantor famoso diz que levaria advogado de Campo Grande para o BBB: ‘é o sonho dele’

Senador do PT é condenado por manobra para não quitar dívida

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

ffms réus

Justiça valida destituição de Cezário e enterra tentativa de voltar ao cargo ‘no tapetão’

Empresa com R$ 44,6 milhões em contratos com o Detran-MS é multada por fraude em licitação

urutau

Urutau ‘se camufla’ em placa de sinalização e encanta pedestre no Centro de Campo Grande

Últimas Notícias

Sem Categoria

Hacker vazou dados de alunos para ser contratado por Agência de Tecnologia de Campo Grande

Foram extraídos do sistema nome, endereço e até condição de saúde dos alunos

Famosos

Circo dos ex-BBBs Edy e Raissa desaba após temporal de MG: ‘Destruição’

Ex-BBBs Edilberto e Raissa comoveram o público ao mostrarem o estado do circo em que trabalham: estrutura caída, lona rasgada e tudo coberto de lama

Brasil

Deputado dá emenda de R$ 1,3 milhão à noiva vereadora para reforma em hospital

Apesar da relação pessoal entre os envolvidos, não há ilegalidade no trâmite

Cotidiano

Trânsito na rotatória do Lago do Amor é liberado após três semanas

A Sisep informou que continua trabalhando no reparo da calçada, meio-fio e guarda-corpo