O município de , distante 97 km de Campo Grande, irá dedicar esta terça-feira (14) para contabilizar os estragos e fazer serviços de limpeza após o temporal que atingiu a cidade na segunda (13). As fortes chuvas ocasionaram alagamentos, danificaram casas e a cidade decretou situação de emergência, que deve ser publicada ainda hoje.

“Ainda estamos fazendo o levantamento dos estragos, como por exemplo tivemos asfalto arrancado em alguns trechos por causa da chuva. Desabrigados não temos nenhum, somente pessoas que saíram de casa para limpeza. Estamos atendendo 70 famílias”, informou nesta manhã o diretor do departamento da defesa civil, Sérgio Rodrigues da Silva. 

Até o momento não há cálculo total dos estragos ocasionados pela cidade. Em áreas públicas, o prédio do hospital municipal da cidade, na parte de odontologia, também foi invadido pela enxurrada e deve passar por reparos, porém o atendimento segue normalmente nesta terça-feira.

O servidor também informou que ainda na segunda-feira foi finalizada a limpeza das casas com o auxílio de caminhão pipa. Entre os principais estragos contabilizados estão parte de casas levadas pela chuva, estragos em muros, veículos, além de muitas e móveis perdidos. 

Segundo Sérgio Silva, no perímetro rural somente a estrutura nas estradas foram constatados estragos, mas nenhuma área ficou isolada após as fortes chuvas.

Estradas foram afetadas em Ribas do Rio Pardo. (Foto: Defesa Civil)

Município vai decretar estado de emergência

Nesta terça-feira também deve ser publicado o decreto que coloca Ribas Do Rio Pardo em estado de emergência, informou o prefeito municipal, João Alfredo Danieze (Psol).

“Nós tivemos quase 70% da previsão de chuva para todo o mês de fevereiro e dado o tráfego de veículos pesados e as chuvas torrenciais, isso tem causado grandes prejuízos ao município, principalmente para quem mora em bairros mais periféricos”, disse o chefe do Executivo municipal.

Como está a previsão do tempo?

Ribas do Rio Pardo está sob alerta de tempestade do (Instituto Nacional de Meteorologia) até esta terça-feira (14). Assim, são esperados de até 100 quilômetros por hora com acumulado de chuva que poderá atingir 100 milímetros. A condição de chuva deve se estender pelos próximos dias no município.