Faltando cerca de um mês para a chegada oficial do inverno, o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) alerta para chuvas acima da média. Em Mato Grosso do Sul, os próximos três meses serão afetados pelo fenômeno El Niño.

O inverno começa em 21 de junho. Em MS, o acumulado de chuva do trimestre — junho, julho e agosto — deve ficar entre 100 a 200 mm. Contudo, na região sul do Estado o acumulado pode chegar a 300 mm.

“As chuvas ficarão ligeiramente acima da média histórica”, aponta o estudo do Cemtec. O mesmo acontece com as temperaturas.

Conforme o estudo, o inverno em MS terá dias mais quentes. Isso porque há 89% de probabilidade para o fenômeno El Niño no trimestre de junho, julho e agosto.

Assim, o Centro destaca que este “é considerado um fenômeno de aquecimento das águas superficiais do Pacífico, e possui uma condição menos previsível para o Estado”. No entanto, destaca que a tendência geral é de aumento das chuvas e temperaturas mais altas, especialmente no inverno.

Por fim, o Cemtec destaca que “não é apenas esta forçante climática que determina as condições gerais do clima”.