Pular para o conteúdo
Cotidiano

Dourados passa a ter minicidade de Trânsito para educação de crianças

Projeto foi elaborado pela Agetran e Clube Indaiá, com apoio de cooperativa bancária
Marcos Morandi -
Espaço foi inaugurado nessa terça-feira (foto: reprodução, Rodrigo Pirola)

A primeira minicidade de Trânsito de foi inaugurada nesta terça-feira (31) no Clube Indaiá. O projeto foi elaborado pela Prefeitura de Dourados, através da (Agência de Transporte e Trânsito de Dourados), (Secretaria Municipal de Educação) e Clube Indaiá.

Engenheira da Agetran, Andreza Mangueira é autora da proposta, que foi elaborada em parceria com a esposa do presidente do Clube Indaiá, Zélia Cordeiro.

Andreza ressaltou a importância das crianças terem um espaço lúdico para aprenderem a educação do trânsito na prática. “A teoria é ensinada nas escolas e a minicidade vai ajudar a colocar em prática as leis de trânsito e desde cedo conscientizar os pequenos”, pontuou.

A minicidade toda fica em 322,72m² de sinalização horizontal e 38 miniplaquinhas móveis. A pista possui desde rotatória a ciclofaixa e contou com apoio financeiro do Sicredi.

A diretora da Agetran, Mariana Souza Neto, ressaltou que não foi simples a execução do projeto, e que foi preciso uma adaptação em todas as dimensões de gabaritos e materiais.

“Primeiro fizemos essas adaptações para que o projeto fosse desenhado, depois percebemos que poderíamos ter outros parceiros, como o Sicredi e a parte prática, onde os nossos funcionários se desdobraram para fazer toda a adaptação”, explica ela, referindo-se à pista.

Conscientização das crianças

A proposta vai funcionar como um projeto de extensão para os alunos do município de todas as idades até o ensino fundamental, sendo que primeiro as crianças aprendem a parte teórica da educação no trânsito na escola e a minicidade será como uma aula prática.

Além de atender os alunos da Rede Municipal, os frequentadores do clube também terão diariamente contato com a educação para o trânsito. Palestras sobre trânsito serão ministradas para as crianças da Reme (Rede Municipal de Ensino), com ao clube para vivenciar na pista a circulação no trânsito, com bicicletas, patinetes, carrinhos, entre outros.

Participaram da inauguração servidores da Agetran, PRF, Detran, representantes do banco Sicredi e a diretoria do clube. Os sócios do Clube Indaiá também terão acesso ao novo espaço, de acordo com as normas e funcionamento do clube.

Compartilhe

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados