A Prefeitura de Dourados, por meio da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), realiza ações ‘Portas Abertas’ neste sábado (22) e também na próxima semana para promover a conscientização e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis e hepatites virais.

As atividades em alusão a campanha ‘Julho Amarelo’, serão realizados de forma gratuita testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, além de orientações e distribuição de preservativos masculino e feminino e gel lubrificante.

“O objetivo é conscientizar e mobilizar a sociedade sobre o aumento do número de casos das IST’s e Hepatites Virais em Dourados e região, bem como, da vulnerabilidade a que as pessoas se colocam com a prática do sexo sem proteção”, afirma Aurenita Barbosa, gerente do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais.

Hepatite é a inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

As hepatites virais mais comuns no Brasil são as causadas pelos vírus A, B e C. Além destas, existem ainda as hepatites D e E. Todas são silenciosas e na maioria dos casos não apresentam sintomas. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem.

O risco de evolução da doença é a consequência de danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer, o que aumenta a importância da testagem para conhecimento do estado sorológico. Todos os tipos de Hepatites têm cura e, quando detectadas no início, as chances são ainda maiores.

Saiba como será a programação:

Dia 22 de julho, sábado, das 7h às 13h


Sede do SEST/SENAT – Rua Major Capilé, 2425, Centro, Dourados
Serão realizados 600 testes rápidos, sendo 150 testes rápidos para HIV, 150 testes para Sífilis, 150 para Hepatite B e 150 para Hepatite C.

Dia 26 de julho, quarta-feira, das 8h às 12h


Hospital Universitário HU/UFGD
Serão realizados 400 testes rápidos, sendo 100 testes rápidos para HIV, 100 para Sífilis, 100 para Hepatite B e 100 para Hepatite C.

Dia 28 de julho, sexta-feira, a partir das 7h


Empresa Coamo
Serão realizados 1.120 testes rápidos, sendo 280 para HIV, 280 para Sífilis, 280 para Hepatite B e 280 testes rápidos para Hepatite C.

As ações são gratuitas e de Portas Abertas para toda a comunidade. Além dos testes rápidos, serão realizadas orientações e distribuição de preservativos e lubrificantes.