O penúltimo do ano já começou. Na quinta-feira (2), é celebrado o Dia dos e muitas pessoas já se preparam para viajar com a família e amigos.

Entretanto, para uma viagem segura é importante fazer a revisão e a prevenção dos itens e equipamentos de seu veículo.

De acordo com o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), o próprio motorista pode verificar alguns itens de segurança essenciais para uma viagem segura.

Confira os itens:

Pneus – verificar o estado dos pneus, a calibragem, se estão alinhados e balanceados garantindo o gasto uniforme deles e uma e mais cômoda forma de dirigir.

Para-brisa – verificar se as borrachas não estão ressecadas e se o reservatório de água do limpador de para-brisas está cheio. As gotículas de água que o carro da frente joga ou o carro que está na outra pista, podem sujar o vidro e manter limpo é o melhor para a visibilidade.

Iluminação – verificar se as lâmpadas das setas, luzes de freio e faróis, estão funcionando perfeitamente.

Itens obrigatórios – macaco, chave de rodas e triângulo são itens obrigatórios. Lembrando que em caso de utilizar o triangulo, ele deve ser colocado a 30 metros do veículo para sinalizar.

Segundo o , os motoristas devem redobrar a atenção em caso e chuva, deixando sempre os faróis ligados e evitando parar no acostamento.

Além disso, em caso de chuva forte, o ideal é encontrar um posto para esperar o tempo melhorar.

Rodovia espera mais 250 mil veículos durante feriado

Entre os dias 1º e 5 de novembro, 259 mil veículos devem passar pela BR-163 no Mato Grosso do Sul, devido ao feriado de Finados.

Assim, o movimento representa aumento de 16% em relação a dias normais, de acordo com a CCR MSVia, que administra o trecho.

Somente nesta quarta-feira (1º), estava previsto que mais de 57,9 mil veículos utilizem a rodovia, sendo o período entre 17h e 19h o de maior movimento, com média de 4,1 mil veículos por hora.

Por fim, no domingo (5), 49,7 mil veículos devem trafegar pela rodovia e o maior movimento deve ocorrer entre 16h e 17h, com média de 3,9 mil veículos por hora.