Pular para o conteúdo
Cotidiano

Depois de 4 anos sem confirmações, Mato Grosso do Sul investiga 6 casos de febre maculosa

Criança de um ano está internada com sintomas suspeitos da doença
Priscilla Peres -
Carrapato-estrela, transmissor da bactéria causadora da Febre Maculosa. (Foto: Jerry Kirkhart/Wikimedia)

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) investiga seis casos de febre maculosa em Mato Grosso do Sul. A suspeita chegou a oito casos, mas dois foram descartados. Uma criança de um ano está internada com sintomas suspeitos da doença.

Entre os casos em investigação, estão ainda um homem de 61 anos de Aquidauana; uma mulher de 48 anos de ; um idoso de 72 anos de , um homem de 61 anos de Campo Grande e um homem de 29 anos. Todos estão em tratamento domiciliar.

Dois casos suspeitos foram descartados, sendo um em Campo Grande e um em Ribas do Rio Pardo. Na semana passada, a SES emitiu uma nota informativa sobre a febre maculosa, como forma de nortear as secretarias municipais de saúde como agir diante de casos suspeitos.

MS passou 4 anos sem confirmar casos de febre maculosa

Os casos confirmados de febre maculosa em Mato Grosso do Sul são irrisórios. De acordo com o Ministério da Saúde, foram apenas sete casos confirmados entre 2007 e 2022. Além disso, o Estado não tem casos confirmados da doença desde 2018, quando houve uma confirmação.

Para se ter ideia, enquanto o Centro-Oeste teve apenas 35 casos confirmados nos últimos 15 anos, na região Sudeste os casos confirmados chegam a 119 só em 2022. Na região sul, os números também são altos, sendo 46 casos confirmados apenas no ano passado.

Os holofotes do Brasil se voltaram para a febre maculosa nas últimas semanas, devido a vários casos da doença confirmados no interior de São Paulo, seguido de mortes.

O que é a febre maculosa?

A febre maculosa é uma doença infecciosa grave que acomete humanos devido à bactéria do gênero Rickettsia. No Brasil, a principal forma de transmissão da doença é por meio dos carrapatos, considerados vetores da febre maculosa. A doença só é transmitida a partir do animal, isso significa que não é contagiosa entre humanos.

Conforme o Ministério da Saúde, no Brasil duas espécies da bactéria riquétsias estão associadas a quadros clínicos da Febre Maculosa. A Rickettsia rickettsii, que leva ao quadro de Febre Maculosa Brasileira (FMB), considerada a doença grave, registrada no norte do estado do Paraná e nos estados da Região Sudeste.

Rickettsia parkeri, que tem sido registrada em ambientes de Mata Atlântica (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Ceará), produzindo quadros clínicos menos graves. O que explica a maior incidência da doença na região Sudeste do país.

Sintomas da doença

O principal sintoma da febre maculosa é a febre alta, seguida por dor de cabeça intensa, náusea e vômitos, diarreia e dor abdominal e dor muscular constante. Outra característica da doença é inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés, além de gangrena nos dedos e orelhas.

Além disso, com a evolução da Febre Maculosa é comum o aparecimento de manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos, que não coçam, mas que podem aumentar em direção às palmas das mãos, braços ou solas dos pés.

Em casos graves, pode haver paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões causando parada respiratória.

Diagnóstico exige realização de exames

Não é simples diagnosticar a febre maculosa, já que nos primeiros dias os sintomas se confundem com outras doenças. Para o diagnóstico correto, é necessária a realização de exames laboratoriais mais complexos.

Porém, o Ministério da Saúde alerta que o resultado dos exames pode levar semanas. Por isso, se houver suspeita clínica de Febre Maculosa, o médico deve iniciar o tratamento com antibióticos urgentemente, tendo em vista que quanto mais cedo a terapia for iniciada, maiores são as chances de se evitar complicações e morte do paciente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Vacinação contra a gripe

Casos de gripe aumentam nas regiões Norte e Centro-Oeste, diz Fiocruz

25 quilos de skunk que era transportada em moto é apreendida na MS-289

Preço da Cesta Básica sobe em 15 de 17 capitais pesquisadas em abril

Acusado de homicídio, cuidador de carro é esfaqueado várias vezes em Ponta Porã

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

Atlético-MG e Fluminense perdem e fecham semana trágica de brasileiros na Sul-Americana

Últimas Notícias

Esportes

Masters 1000 de Roma: Thiago Wild é único brasileiro a vencer estreia

Pela nona vez na carreira, o paranaense assegura presença na primeira rodada de um ATP 1000

Trânsito

Ônibus derruba poste e deixa parte de bairro sem energia em Dourados

Deixou parte do bairro sem energia

Brasil

Banco Central autoriza financeiras a emitir LCI

Resolução que autoriza as emissões por esse tipo de instituição

Polícia

Veículo usado em execução de advogado na fronteira é encontrado incendiado

Advogado foi executado no momento em que buscava os filhos na escola