Pular para o conteúdo
Cotidiano

Defesa Civil monitora rios de Mato Grosso do Sul em alerta de cheias

Chuva dos últimos dias aumentou nível de rios, principalmente o Miranda e Taquari
Karina Campos -
rios
Rio Miranda em cheia (Foto: Ilustrativa, Saul Schramm/Governo do Estado)

Os rios Miranda e Taquari estão em nível de alerta após as intensas chuvas dos últimos dias. A Cedec (Coordenadoria Estadual da ) informou no início da noite de quinta-feira (23) que monitora a redução do volume da água.

No fim de semana, a região de sofreu com alagamento. O município decretou estado de emergência. Também na fronteira com o Paraguai, em Porto Murtinho, a Defesa Civil Estadual monitorou o rio Paraguai, afetado pelo grande volume do rio Apa e outros afluentes. Contudo, não houve registros preocupantes.

A expectativa é que os rios Miranda e Taquari saiam do radar de atenção nesta sexta-feira (24), devido a boa vazão de água e ao menor volume de chuvas nas regiões cortadas por esses rios.

A última medição no rio Miranda, na altura da cidade de mesmo nome, registro marcação de 6,47 metros, nível apenas considerado de alerta – entre 6 e 7 metros. É considerado emergência números acima dessa faixa, e normalidade abaixo. No rio Taquari, na altura de , a medição do dia apontou para 4,53 metros, também dentro do nível de alerta está entre 4 e 5 metros.

Mapeamento

Das ações preventivas e de intervenção no Estado, o mapeamento das áreas de risco junto aos municípios, a coordenadoria, pelo Plancom, além de envio de alertas para entes públicos, prefeitos e coordenadores, faz a interlocução destes com o Corpo de Bombeiros.

Já para a população, os alertas são emitidos via mensagens de SMS, além de aplicativos como Telegram e WhatsApp. Outro plano de ação é feito por meio de veículos de comunicação, como as rádios locais, atingindo o maior número de pessoas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira