Os Altos da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande, recebem nesta semana o Drive-Thru da Reciclagem. A ação nas sete edições anteriores foi responsável pela coleta de mais de 30 toneladas de resíduos e pela preservação de 1,4 bilhão de litros de água. 

O evento acontece entre esta quinta-feira e o próximo sábado (18), das 9h às 18h, em tendas montadas entre o Bioparque e a Cidade do Natal. 

De acordo com a idealizadora do projeto e embaixadora do Instituto Lixo Zero, Ana Cristina Franzoloso, o evento tem o objetivo de juntar vários eixos em torno da sustentabilidade, através da reciclagem, descarte, doação, saúde, inovação, negócio e empreendedorismo. 

“Agora em 2023 temos uma versão focada nas cidades inteligentes. O que é isso? A sustentabilidade está dentro das cidades inteligentes, ela é uma ferramenta e o principal eixo é a comunicação. Não adianta ter tudo na mão e não se comunicar de forma adequada. O foco é ser multiplicador de informações”, explica Ana.

Evento une sustentabilidade ao empreendedorismo. (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

A coordenadora conta que o evento se divide em duas áreas, uma voltada para o descarte correto de materiais, e a segunda direcionada para o empreendedorismo, em que comerciantes de , frutas, verduras, acessórios e artesanato, por exemplo, realizam vendas durante o Drive-Thru da Reciclagem. 

“A gente fomenta a oportunidade de renda, fomenta o crescimento econômico junto com a sustentabilidade”, afirma. 

Ana Cristina Franzoloso assegura que todo tipo de material pode ser descartado no evento, desde os mais comuns como papel, plástico e vidro, até roupas e remédios vencidos. Também entram na óleo, televisores, eletrodomésticos e outros tipos de materiais. 

Como exemplo da importância do descarte correto, ela exemplifica que um quilo de medicamentos podem contaminar 450 mil litros de água, enquanto um litro de óleo tem capacidade de poluir 25 mil litros de água.

Serviço

Evento: Drive-Thru da Reciclagem

Data: 16 a 18 de março

Horário: 9h às 18h

Local: Altos da Avenida Afonso Pena, entre o Bioparque Pantanal e Cidade do Natal

Saiba Mais