Pular para o conteúdo
Cotidiano

De religiosas a voltadas a animais: Mato Grosso do Sul tem mais de 17 mil ONGs

São 17.343 instituições do terceiro setor, o equivalente a 1,49% do total no Brasil
Monique Faria -
Foto: Instagram/@cufacampograndems

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou um estudo com uma análise de 120 anos da presença de ONGs (Organizações Não Governamentais) no Brasil. Em , são 17.343 instituições do terceiro setor, o equivalente a 1,49% do total no Brasil.

O estudo chamado “Dinâmicas do Terceiro Setor no Brasil: Trajetórias de criação e fechamento de organizações da sociedade civil de 1901 a 2020” apresenta dados sobre a atuação das organizações sociais, no território brasileiro. Em Mato Grosso do Sul, foi apresentado que o tempo médio de atividade dessas instituições é de 17,3 anos e o tempo máximo, ou seja, a organização com maior tempo de atuação, de 63 anos.

Além disso, a maior parte das OSCs (Organizações da Sociedade Civil) criadas no Brasil, nesse período, foram de associações privadas, seguidas de organizações religiosa, e em menor quantidade as fundações privadas e organizações sociais. Entretanto, as organizações religiosas foram definidas como natureza jurídica apenas em 2003, pela Lei 10.825/2003. Já as organizações sociais, definidas na Lei 9.637/1998, constituem, na verdade, uma titulação conferida a entes privados sem fins lucrativos que atuam em áreas específicas na legislação.

Por exemplo, a Cufa (Central Única das Favelas) é uma ONG nacional, criada no , no ano de 1999. Aqui em Mato Grosso do Sul, foi fundada em 2017, fazendo um movimento de e cultura. Na pandemia, a organização começou a atuar em causas sociais nas favelas. Atualmente, a maior missão da Cufa é propiciar moradia digna, e pelo menos duas refeições diárias para as famílias assistidas pelo projeto.

De acordo com a coordenadora da Cufa, Leticia Polidoro, os maiores apoiadores da ONG são os amigos e conhecidos dos membros da Cufa, pessoas que acreditam no trabalho e missão do projeto. “A única instituição que ajuda a gente é a Defensoria Pública, que oferece apoio jurídico para trabalhar na comunidade a questão dos direitos das crianças e mulheres”, explica.

ONGs do MS voltadas para os animais

A ONG AmiCat’s surgiu em 2017, no município , quando a coordenadora, Ana Cristina, percebeu que havia muitas ONGs voltadas para cachorros na cidade, mas poucas para os gatos. A organização trabalha tanto na parte da educação, resgate, reabilitação e integração com as famílias adotivas. “Nossos apoios são algumas parcerias que a gente tem, com tabelas de desconto e incentivos”, conta a coordenadora.

Foto: Facebook/ONG AmiCat’s

Outra ONG que atua em favor dos animais, na Capital, é o Abrigo dos Bichos. A organização foi fundada em 2001 com a missão de preservar a saúde pública, respeitando a vida animal. O Abrigo dos Bichos realiza o resgate e encaminhamento dos animais para clínicas veterinárias. Após reabilitação em clínica, os animais são levados para lares temporários, onde ficam até serem efetivamente adotados.

Além disso, a ONG foca na conscientização do poder público para criação de políticas que ampare os animais, pois acredita que o abandono de animais nas ruas e maus-tratos cometidos pelos próprios tutores se devem à falta de e punição das leis protetivas já existentes.

De acordo com a coordenadora, Maria Lucia, a maior dificuldade da entidade é a falta de apoio do poder público. Os gastos com ração, castração, vacinas e atendimento veterinário também são elevados, o que torna tudo mais difícil.

Qual a função de uma ONG?

ONG (Organização Não Governamental) é uma instituição privada sem fins lucrativos, que promove atividades de voluntariado em áreas onde não chega o poder público. Suas funções abrangem setores como as políticas públicas, defesa do meio ambiente, saúde, educação, etc.

As ONGs geralmente recebem apoio financeiro dos associados, pessoas físicas que se compadecem com a causa e decidem ajudar. Muitas vezes, recebem doações de empresas privadas e, em alguns casos, verbas da iniciativa pública.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após diálogo com superintendente do Incra, MST libera BR-163 em Campo Grande

Em Campo Grande, Lady Gaga uniu irmãos e virou até história de família

Acordo com MPMS enterra inquérito sobre desmatamento em obra da Agesul na Estrada Parque

Viatura usada por oficial da PM suspeito de assédio sexual é flagrada em motel

Notícias mais lidas agora

‘Colheita Fantasma’: Polícia cumpre mandado em chácara de dona de loja chique em MS

Ônibus que invadiu bar na Afonso Pena estava estacionado sem freio de mão puxado

tereza

Tereza Cristina critica situação do Brasil e diz que União Progressistas forma ‘bloco forte’

Dia do Trabalhador: Saiba o que funciona neste final de semana prolongado em Dourados

Últimas Notícias

Cotidiano

Ônibus quebra em corredor e passageiro alerta ‘já estava com problema’

Abril foi marcado pelo início da CPI do Consórcio Guaicurus e problemas no transporte público

Brasil

TO: Professor de canto é preso após oferecer ‘chá vocal’ com sêmen para alunas

Hallan Morais confessou o crime e está sendo investigado por violência sexual mediante fraude

MidiaMAIS

Monitoramento a longo prazo revela o que onças mais comem no Pantanal

Dados indicam que a dieta das onças varia dependendo da localidade e da disponibilidade de presas

Publieditorial

Melhores sites afiliados para encontrar novos jogos de caça-níqueis

Os novos jogos de caça-níqueis atraem apostadores iniciantes e experientes