Pular para o conteúdo
Cotidiano

De intoxicação a perda auditiva: MS teve 195 acidentes de trabalho envolvendo crianças desde 2021

Apenas 3 cidades de MS não tiveram casos de trabalho infantil notificados
Clayton Neves -
(Foto: Ilustrativa)

Em 2021 e 2022, Mato Grosso do Sul registrou 195 acidentes de trabalho graves envolvendo crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos. Conforme relatório do Observatório de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, no Estado foram identificados casos em que menores de idade foram expostos a material biológico, se acidentaram com animais peçonhentos, tiveram perda auditiva por ruído ou adquiriram transtornos mentais, dermatoses ou se intoxicaram em razão do trabalho a quem foram submetidos. 

O levantamento feito pelo órgão começou a ser feito em 2007. Na série histórica, até 2022, Mato Grosso do Sul teve 641 casos de crianças e adolescente que se acidentaram durante atividade de trabalho, 96 delas só em 2022. No mesmo período, o Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) recebeu 881 notificações de trabalho infantil no Estado, 120 delas no ano passado. 

A Capital, Campo Grande, aparece na faixa vermelha do levantamento com maior número de casos. Ao todo, a série histórica aponta 251 notificações de acidentes de trabalho e 285 flagrantes de menores de idade trabalhando em situação irregular ao que prevê o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

No mapa de Mato Grosso do Sul, apenas Iguatemi, e Taquarussu e não registraram casos de trabalho infantil ilegal desde de 2007. 

“Os dados do Sinan mostram preocupante cenário em que grande parte das vítimas trabalhava na informalidade e em atividades definidas como piores formas de trabalho infantil. A Constituição da República, proíbe o trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 e de qualquer trabalho a menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos, detalha o relatório.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Jonir Figueiredo

‘Metamorfose pós-queimada’: Arte de Jonir mostrava beleza, mas denunciava exploração do Pantanal

“Resultado de uma diplomacia medíocre”, avalia Rodolfo sobre efeito Trump na indústria de armas

Tarifa de Trump atinge indústria de armas e deputado vê saída na redução de ICMS

Treino do Operário

Sem chances de classificação, Operário se despede do Campeonato Brasileiro

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

Acidente ocorreu na Av. Afonso Pena

Jovem passa mal a caminho do trabalho e mobiliza atendimento de urgência na Afonso Pena

Últimas Notícias

Sem Categoria

Enquanto Trump reclama, campo-grandense faz até anúncio atrás de Pix

Anúncio feito em rede social solicita PIX em troca de moedas

Cotidiano

No Dia dos Avós, Jubileu reúne centenas de idosos em paróquia de Campo Grande

Celebração começou às 9h e encerrou às 15h deste sábado (26) com uma missa na Paróquia São José

Brasil

Mulher chora diante de deputado acampado em frente ao STF em ‘jejum de palavras’

Após ordem de Moraes, manifestantes recolheram acampamento na Esplanada dos Minitérios

Cotidiano

Doméstica de MS que perdeu visão por glaucoma conquista aposentadoria por invalidez

Mulher de 63 anos perdeu a visão de um dos olhos há 10 anos, após um glaucoma