A cidade de comemora 124 anos de história e tradição neste sábado (26), e a celebração deste aniversário ganha um toque criativo e nostálgico. Pelas mãos de Madu Livramento, estagiária do Núcleo Multimídia do Jornal Midiamax, a reportagem propõe, por meio de ilustrações, um outro olhar de pontos icônicos da cidade.

Aos 26 anos de idade, Madu, uma filha da terra, aceitou o desafio de utilizar o seu talento para capturar a essência dos locais que marcam território nas lembranças, por meio de um processo inicial em sketch ou esboço realizado em tablet, utilizando app de edição gráfica para pintura digital e uma caneta digital.

Assim, mesclando talento, técnica e tecnologia, Livramento presenteia a cidade com aquele sentimento bom de nostalgia, através dos esboços dos projetos arquitetônicos dos pontos turísticos.

Ao celebrar os 124 anos da cidade com suas ilustrações, Madu não apenas homenageia os pontos turísticos, mas também compartilha suas próprias conexões pessoais com esses lugares.

Madu recria o esboço de pontos turísticos da Cidade Morena. (Foto Marcos Ermínio, Jornal Midiamax)
Madu recria o esboço de pontos turísticos da Cidade Morena. (Foto Marcos Ermínio, Jornal Midiamax)

A Arte do Sketch: Explorando o início de um conceito

O conceito de “sketch” é o ponto de partida para muitas criações artísticas. A técnica representa um esboço inicial, uma representação rudimentar que serve como base para o desenvolvimento de obras mais elaboradas.

Na ilustração, um sketch geralmente captura a essência da ideia, com traços rápidos e linhas soltas que exploram formas e composições. Essa etapa inicial permite aos artistas experimentar e refinar suas visões antes de se aprofundarem na obra final.

Revisitando Memórias: Pontos Turísticos de Campo Grande

Madu escolheu seis pontos turísticos emblemáticos de Campo Grande para suas ilustrações especiais de aniversário da cidade morena, cada um trazendo memórias de infância e um toque de história por trás de sua arquitetura e design.

Praça Ary Coelho: O Coração da Cidade

Chafariz da Praça Ari Coelho (Ilustração Madu Livramento, Jornal Midiamax)
Chafariz da Praça Ari Coelho (Ilustração Madu Livramento, Jornal Midiamax)


A praça Ary Coelho, centro de encontro e celebração, é retratada com a vitalidade que a caracteriza. A praça foi projetada pelo arquiteto Arnaldo Estevão de Figueiredo e inaugurada em 1922. Os jardins, esculturas e arquitetura convidam a comunidade a se reunir e celebrar, como a própria cidade em torno do chafariz.

Feira Central: O Sabor da Cultura de Campo Grande

Monumento do Sobá na Feira Central. (Ilustração Madu Livramento, Jornal Midiamax)
Monumento do Sobá na Feira Central. (Ilustração Madu Livramento, Jornal Midiamax)


A Feira Central, com suas barracas coloridas e aromas tentadores, traz em sua fachada o monumento ao Sobá. É um reflexo da cultura e do comércio tradicional da cidade. Inspirada nas feiras livres tradicionais do Brasil, sua concepção é fruto da colaboração de vários artesãos locais e da gastronomia da colônia japonesa, que contribuíram para criar um espaço autêntico onde os sabores e as cores da cidade se misturam.

Parque das Nações: Um Hino à Diversidade

Cavaleiro Guaicurus do Parque das Nações Indígenas. (Ilustração Madu Livramento, Jornal Midiamax)
Monumento aos Cavaleiros Guaicurus do Parque das Nações Indígenas. (Ilustração Madu Livramento, Jornal Midiamax)


O Parque das Nações, um espaço dedicado à diversidade cultural, é retratado por Madu com destaque ao Monumento aos Cavaleiros Guaicurus. do arquiteto Roberto Montezuma, sua concepção reflete a união de diferentes nações em um espaço de convívio harmonioso em Campo Grande.

Aquário do Pantanal: O Ecossistema em Foco

Parte interna do Aquário do Pantanal. (Ilustração Madu Livramento, Jornal Midiamax)
Parte interna do Aquário do . (Ilustração Madu Livramento, Jornal Midiamax)


A grandiosidade do – agora, Bioparque do Pantanal -, projetado por Ruy Ohtake, é capturada na ilustração de Madu Livramento. O edifício é uma homenagem ao rico ecossistema pantaneiro e serve como ferramenta educacional e de conservação. A ilustração destaca sua arquitetura inovadora que une design moderno e conceito ecológico bem nos altos da Avenida Afonso Pena.

Mercadão Municipal: O Palco da Cultura Gastronômica

Mercadão Municipal da Cidade Morena. (Ilustração Madu Livramento, Jornal Midiamax)
Mercadão Municipal da Cidade Morena. (Ilustração Madu Livramento, Jornal Midiamax)


O Mercadão é um local de encontro para os amantes da gastronomia e das culturas regionais, retratado com detalhes que ressaltam sua arquitetura tradicional. Projetado por José Antônio e Silva, com influências mouras, o Mercadão é uma representação do compromisso da cidade com suas raízes.

Praça das Araras: O Encanto da Natureza

Praça das Araras. (Ilustração Madu Livramento, Jornal Midiamax)
Praça das Araras. (Ilustração Madu Livramento, Jornal Midiamax)


A Praça das Araras é um local onde a natureza e a cidade convergem. Projetada por Jorge Pellegrini, essa praça celebra a fauna e a flora locais, sendo um refúgio urbano para os cidadãos e um lembrete constante da riqueza natural da região.

+ sobre a ilustradora

Madu Livramento ilustra desde 2012. Sua jornada criativa, iniciada com lápis e papel, migrou para o meio digital em 2017, permitindo-lhe explorar novas possibilidades de expressão. Para acompanhar mais do trabalho e outras ilustrações fique atento ao conteúdo do midiamax.uol.com.br.

“Campo Grande representa a minha família”

Madu Livramento