Crianças com sintomas respiratórios? Saiba onde buscar atendimento sem agendamento em Campo Grande
Campo Grande enfrenta uma epidemia de doenças respiratórias, que atingem principalmente as crianças
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
USFs (Unidades de saúde da família) estão sendo referenciadas para realizar o atendimento de pacientes que apresentem casos leves de síndromes respiratórias, dengue e outras Arboviores. Tanto crianças, como adultos podem procurar o serviço.
Campo Grande enfrenta uma epidemia de doenças respiratórias, que atingem principalmente as crianças. A classificação da crise que lota unidades de saúde, hospitais da rede pública e até privada em epidemia foi feita pelo secretário municipal de saúde, Sandro Benites.
A medida de liberar o atendimento nas USFs visa desafogar as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde) e assegurar a assistência adequada ao paciente.
Atualmente, mais de 60% do volume de atendimento das unidades de urgência e emergência são de pacientes classificados como azul e verde, ou seja, de menor gravidade e que poderiam ser atendidos na Atenção Primária.
Evitar longas esperas
“Neste momento, estamos passando por um surto de doenças respiratórias e de dengue em nossa cidade e isso fez com que a demanda das unidades de urgência aumentassem em mais de 30%. Desta forma, a recomendação é de que a população busque atendimento nas unidades básicas e de saúde da família, evitando assim longas esperas por atendimento”, explica o secretário.
Diante deste cenário, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) referenciou 15 unidades espalhadas pelas seis regiões urbanas, que funcionarão em horário estendido para atender os pacientes de menor gravidade nas referidas condições clínicas, sem a necessidade de agendamento.
Confira:
- Clínica da Família Iracy Coelho
- Clínica da Família Portal Caiobá
- Clínica da Família Nova Lima
- USF Batistão
- USF Coophavila
- USF Itamaracá
- USF Noroeste
- USF Jardim Presidente
- USF Moreninha
- USF Oliveira
- USF Paulo Coelho Machado
- USF Santa Emília
- USF Serradinho
- USF Tiradentes
- USF Vida Nova
O atendimento é realizado de 7h às 19h nas unidades citadas. Elas contam com médicos generalistas e especialistas em medicina da família e comunidade que estão aptos a fazer o atendimento de pacientes de todas as faixa-etárias.
As outras 59 unidades básicas e de saúde da família do município devem manter os atendimentos às demandas espontâneas e programadas, de acordo com a organização de cada uma.
Alerta para bebês de até 6 meses
O secretário de saúde também fez um alerta para pais de bebês de até 6 meses de idade. Segundo ele, no fim de semana foram constatados casos graves em muitos bebês com sintomas de doenças respiratórias. A situação atinge até crianças com poucos dias de vida.
Diante do problema, Sandro Benites fez apelo para que pais evitem expor bebês de até 6 meses em locais com alto fluxo de pessoas. E que em caso de crianças que frequentem escola, que os pais mantenham os alunos com sintomas de doenças respiratórias até 3 dias em casa.
“Eu quero fazer um alerta para pais de bebês abaixo de 1 ano, pelo menos bebês de até seis meses, evitem sair de casa. Não é hora de ficar passeando e fazendo visita, vamos proteger. Sempre utilizar máscara. Vamos voltar a proteger nossos bebês porque estamos vivenciando uma epidemia e já tivemos óbitos”, disse o secretário.
Dengue também causa epidemia em Campo Grande
Além do surto de doenças respiratórias, Campo Grande também enfrenta uma epidemia de dengue. Em todo o Mato Grosso do Sul, são mais de 20 mil casos em apenas três meses.
A morte da criança de 3 anos, ocorrida na semana passada, que era suspeita de ter sido causada por dengue, foi confirmada pelo secretário Sandro Benites.
Para conter o avanço da doença, a Sesau afirma que vai intensificar mutirões e firmar parceria com as Forças Armadas, com objetivo de conscientizar e incentivar a população para que limpem casas e terrenos e diminuam os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.
“Essa semana iremos fechar parceria com a Aeronáutica e queremos fazer com que a população limpe a casa”.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
VÍDEO: Homem ateia fogo na casa da própria irmã e a ameaça de morte por dívida de drogas em MS
O homem afirmou aos policiais que tem uma dívida de droga com a irmã
Membro do PCC, ‘espião’ de Marcola é transferido para Presídio Federal no Rio Grande do Norte
Henrique Abrão Gomes estava preso na Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira I, em Campo Grande
Boletim da Fiocruz demonstra probabilidade de queda de casos de SRAG em Campo Grande
Nos estados do Norte e Nordeste, estudo aponta o rinovírus como principal causador de SRAG em crianças e adolescentes de até 14 anos
Farofa da Gkay é adiada por questões de logística; saiba quando e onde será realizada
Gkay anunciou cancelamento do evento, nesta quinta-feira (21)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.