O festejo de São Cosme e Damião, comemorado nesta quarta-feira, 27 de setembro, é muito aguardado por crianças e adultos que participam da tradicional entrega de doces e demais guloseimas. Mas você sabe de onde vem essa data comemorativa?
São Cosme e Damião foram os santos gêmeos, nascidos na Ásia Menor, onde está localizada atualmente a Síria, que durante suas trajetórias de vida cuidaram de enfermos e dos mais necessitados. Seus verdadeiros nomes eram Acta e Passio, e foram mortos decapitados pelo imperador Diocleciano, em 27 de setembro, do ano 287 D.C.
A tradicional comemoração acontece em memória dos santos gêmeos, que distribuíam doces às crianças, enfermas ou não. A prática de caridade marcou a passagem dos santos pela terra e fez com que os negros escravizados no Brasil os sincretizassem com os Orixás meninos Ibejis.
Na Igreja Católica, a data era comemorada no dia 27 de setembro até o ano de 1969, quando uma reforma no calendário católico adiantou a data para o dia 26, evitando, assim, conflitos com a celebração de São Vicente de Paulo, comemorado no dia 27 de setembro.
Na Umbanda, a data de comemoração continua sendo no dia 27 de setembro. No festejo, são celebradas as entidades que protegem as crianças, tanto as de idade, quanto as interiores, presentes em cada adulto.
Crenças que envolvem o festejo de São Cosme e Damião
Na igreja católica, a entrega de doces de São Cosme e Damião acontece como uma forma de pagar promessas feitas a São Cosme e Damião. Na Umbanda, a data é comemorada como uma forma de reverenciar as entidades, que representam a Inocência das crianças.
O Pai de Santo da TEFIMA (Tenda Espiritualista Filhos de Maria), Xisto de Queiroz Júnior, explica que, na crença da Umbanda, as entidades que trabalham nesta linha são de grande pureza e alegria, portanto quem deseja fazer pedidos a São Cosme e Damião, deve fazer com o coração limpo, e o pedido será alcançado se for de merecimento do solicitante.
“Ao fazer um pedido a esta falange trabalhadora na Umbanda, o faça com o coração de uma criança, ou seja, sem mágoas e rancores. Peça aquilo que precisa e não aquilo que deseja”, afirma.

Entrega de doces em Campo Grande
Em Campo Grande, a tradicional distribuição de doces acontece em alguns pontos da cidade. Em alguns Terreiros, como na Tenda Espiritualista Filhos de Maria, e no Templo Pai Oxalá, as entregas foram antecipadas e aconteceram no último fim de semana.
Mas quem ainda não participou de nenhum festejo de Cosme e Damião, ainda dá tempo de se programar. No sábado (30), o Centro Espírita Sasaganzua, localizado no bairro Vila Planalto, realiza a festa de Cosme e Damião, a partir das 15h.
Serviço
Festa de Cosme e Damião no Centro Espírita Sasaganzua
- Data: 30/09
- Localização: Rua Jumas, 230, bairro Vila Planalto
- Horário: a partir das 15h