Pular para o conteúdo
Cotidiano

Coruja branca? Ave ‘diferentona’ chama atenção de moradores na Chácara dos Poderes

Moradores chegaram a pensar que coruja teria albinismo
Monique Faria -
Coruja foi encontrada na entrada do bairro Chácara dos Poderes. (Reprodução, Leitor Midiamax)

Neste sábado (9), uma coruja de cor branca foi avistada na entrada da Chácara dos Poderes e chamou a atenção dos moradores, que pensaram se tratar de uma ave albina. Segundo biólogo, ave não apresenta albinismo, e sim condição chamada Leucismo, mutação genética que altera cor da plumagem.

O diretor comercial, Cristian Rodrigo Ruiz Davalos, fotografou o animal quando voltava do serviço com o pai. De início pensou que se tratava de uma sacola plástica, mas logo percebeu que se tratava de uma coruja. O morador da Chácara dos Poderes enviou vídeos e fotos do animal no grupo do WhastApp do bairro, aguçando a curiosidade dos demais moradores.

“No grupo falaram que podia se tratar de uma coruja albina. Muita gente perguntou a localização exata dela, mas não quis passar, com medo de irem até lá e pegarem ela”, afirma.

Segundo o biólogo, Milton Longo, a espécie da coruja em questão é a Tyto Alba, mais conhecida como Coruja-da-igreja, Suindara ou Rasga-mortalha. Apesar de parecer albina, a ave tem penas com mais pigmentação ao redor da parte ocular, e os olhos não são de cor avermelhada, características do albinismo nesses animais.

“Seria um leucismo mesmo, uma boa dominância da falta de pigmentação. O leucismo pode ser todo o branqueamento e algumas partes ficam com alguma pigmentação, mas nesse caso não é albinismo, que também tem uma frequência relativamente baixa em aves”, afirma o biólogo.

Após a publicação da reportagem, do Jornal Midiamax indicou a possibilidade da coruja se tratar de outra espécie parecida com a indicada pelo biólogo, a Asio clamator, ou coruja-orelhuda.

Mitos associados a Rasga-mortalha

Uma antiga lenda diz que o grito da coruja Rasga-mortalha seria um ‘mau agouro’, anunciando a morte de alguém. Mortalha é o nome dado ao tecido que envolve o cadáver antes do sepultamento, e Rasga-mortalha vem do som que tal tecido faz ao ser rasgado, semelhante ao som que a coruja emite.

O mito ajuda a disseminar o temor das pessoas em relação às corujas suindara, podendo se transformar em uma ameaça para a espécie. “Isso entra em um problema de ameaça porque as pessoas não querem ver elas por perto”, afirma Milton Longo.

Mas, diferente do que muitos pensam, a coruja rasga-mortalha é uma das aves mais úteis do mundo, por serem predadoras de roedores e insetos, afastando esses animais das casas e evitando disseminação de doenças.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

1866 – Homens de Corumbá são deportados para Assunção

Mulher é encontrada morta em lago de distrito de Fátima do Sul e polícia investiga circunstâncias

Esposa encontra rapaz morto dentro de banheiro de residência em Campo Grande 

Ferramentas jurídicas são fundamentais para reduzir feminicídios

Notícias mais lidas agora

20º feminicídio em MS: professora é morta a facadas pelo ex-marido em Ribas do Rio Pardo

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Polícia apreende 1,8 tonelada de maconha e recupera caminhonete em MS

Últimas Notícias

Polícia

Premeditação: Ex de Cinira armou emboscada e a matou com 5 facadas após vítima assumir namoro

Anderson Aparecido atentou contra a própria vida após matar Cinira

Le Blog Maria Antonia

Tom Cruise e Ana de Armas são vistos de mãos dadas e levantam rumores de romance

Os rumores de um possível romance entre Tom Cruise e Ana de Armas ganharam força após os dois serem flagrados de mãos dadas durante um passeio pelas ruas de Vermont, nos Estados Unidos. As imagens, registradas no último fim de semana, só vieram a público nesta semana, e desde então têm movimentado os fãs nas … Continued

Bastidores

[ BASTIDORES ] Fim do recesso traz dúvidas sobre nova CPI

Dono de jingle famoso deixou presidência do partido após décadas

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Tribunal Constitucional da Itália divulgou decisão de tema importante sobre o benefício de cidadania por direito de sangue

A nova decisão não muda nada na lei recentemente aprovada pelo Parlamento