Pular para o conteúdo
Cotidiano

Corpo de Bombeiros reforça as equipes contra incêndios em quatro regiões do Pantanal

As equipes das bases de Corumbá, Aquidauana, Miranda e Coxim serão ampliadas
Eveline Marques -
Incêndio Florestal no Pantanal
Incêndio Florestal no Pantanal (Foto: Governo do Estado)

O Corpo de Bombeiros tem atendido uma alta demanda para atuar em incêndios florestais, principalmente na região do Pantanal. Diante desse cenário, foram reforçadas as equipes de monitoramento dos municípios de Corumbá, Aquidauana, Miranda e .  

A partir dessas bases, os combatentes podem seguir para qualquer ocorrência para a qual seja solicitado o apoio dos no Estado.

“Todo o Mato Grosso do Sul tem condições climáticas e de estiagem que são preocupantes. Porém, o bioma requer uma atenção maior. Por isso, nós reforçamos as guarnições em pontos mais críticos”, explicou a tenente-coronel Tatiane Inoue, chefe do CPA (Centro de Ambiental), que faz o monitoramento do Estado.

Atendimentos

Em quase três meses em alerta – período que iniciou no dia 17 de julho –, o Corpo de Bombeiros Militar já atuou em oito grandes incêndios florestais no Estado, sete deles em diferentes regiões do Pantanal e um em (no mês passado).

O último grande foco combatido foi na região do Paiaguás onde, por se tratar de uma região de difícil acesso, uma guarnição de bombeiros militares especialistas contou com o apoio do Grupamento de Operações Aéreas para chegar próximo do incêndio e em apenas três dias controlaram e extinguiram o fogo, utilizando estratégias adequadas para o combate.

Os bombeiros também monitoram a região do Nabileque – que teve um foco de incêndio nesta última quinta-feira (5), o local já sofreu com o fogo no início de outubro –, e a terra indígena Kadiwéu.

Monitoramento

O CPA (Centro de Proteção Ambiental) do Corpo de Bombeiros funciona em Campo Grande e é o responsável por monitorar os focos e direcionar as guarnições para os pontos mais sensíveis em que há necessidade de atuação dos bombeiros. O monitoramento é feito pelo Sistema de Comando do Incidente em Campo Grande, com imagens de satélite que são analisadas 24h por dia. Assim é possível fazer o acompanhamento em caso de aparecimento e evolução dos focos de calor.

“Hoje estamos com duas guarnições atuando no combate a incêndio e monitoramento na região de amortização do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro”, explicou a tenente-coronel Tatiane.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Minha segurança acabou’: Homem que esfaqueou companheira 6 vezes é solto

Ator de Grey’s Anatomy, Eric Dane anuncia que tem ELA e seguirá atuando

Peão que caiu de touro durante montaria ganha alta hospitalar em MS

Xande de Pilares fará show gratuito no Parque das Nações Indígenas

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

‘Minha segurança acabou’: Homem que esfaqueou companheira 6 vezes é solto

Procurado pela Interpol, advogado de MS é preso na Itália

Oito equipes disputam Estadual de Vôlei Adaptado no domingo como seletiva para o Nacional

Últimas Notícias

Trânsito

Cinco veículos se envolvem em acidente com engavetamento na Afonso Pena

Engavetamento aconteceu metros antes do semáforo no cruzamento com a Avenida Arquiteto Rubens Gil de Camilo

Brasil

Greve de médicos peritos da Previdência termina após 235 dias

Médicos peritos do Ministério da Previdência Social encerraram a greve

Polícia

‘Maluco do Facão’ é capturado em operação após roubar e atacar motociclistas

Ele é apontado por atacar motociclistas com um facão

Cotidiano

Garoto prodígio de 4 anos consegue se matricular no 1º ano do fundamental em MS

Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul conseguiu respaldo para menino de 4 anos adiantar série em Guia Lopes da Laguna