O CMDDI (Conselho Municipal de Direitos e Defesa dos Povos Indígenas de Campo Grande) realizou neste domingo (2) a Abertura do Abril Indígena, no pátio da Igreja Indígena Uniedas. O evento teve a participação dos porta-vozes do Rede Sustentabilidade Estadual, Dra. Tatiana Ujacow e Adauto Souto, além das comunidades indígenas, caciques e lideranças tradicionais e autoridades da Capital.
Foram homenageados a Associação Inamaty Kuxoneti, representando a Cacique Dayane Barbosa, a Sra. Judith Felix Antonio, costureira do Povo Terena que faz trabalho voluntário nas vestes tradicionais indígenas, a Sra. Clarineide Candido, pelo trabalho como cozinheira voluntária nos eventos indígenas da capital, o Pastor Jonathan José da Uniedas, pelo relevante trabalho que faz diante de suas comunidades indígenas e a Sra. Cristiana Klassen Lili, que não esteve presente.
Houve ainda uma apresentação de desfile nos trajes típicos e social pelos jovens Layane Alfredo e Anderson Terena, Miss e Mister Indígena da Aldeia Água Bonita.
De acordo com o Conselho dos Povos Indígenas, a relevância do evento se torna ainda maior porque, em 2023, o Conselho Municipal completa 18 anos de existência.
Em nota, o CMDDI destaca que Mato Grosso do Sul é o segundo em população indígena do país. Além disso, a capital Campo Grande tem cerca de quase 21 mil indígenas morando em contexto urbano, com 23 aldeias Urbanas situadas em todas as regiões da cidade.
Sendo assim, a abertura do Abril Indígena, mês em que se comemora o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, teve êxito na promoção e perpetuação da cultura dos povos na Capital. Veja imagens do evento:




