Conselho de Saúde de Campo Grande decide não apoiar mudança na escala dos postos de saúde
Vereador Dr. Victor Rocha afirmou que conselho não pretende aprovar alteração até que Sesau apresente plano de administração
Thalya Godoy, Karine Alencar –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Conselho Municipal de Saúde decidiu não apoiar a proposta de mudança nas escalas de atendimento de urgência e emergência em Campo Grande, que estava em análise pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).
A informação foi dada pelo vereador Dr. Victor Rocha (PP), na sessão da Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira (29).
“Existe essa história de que serão fechadas todas as escalas de pediatria e vai ficar só duas. Hoje, na maioria das UPAs, não tem escala e para um pai sair de casa e ir longe levar seu filho é muito complicado”, afirmou o vereador.
O Conselho Municipal de Saúde decidiu por fazer a defesa da manutenção dos plantões de pediatria e que não será feita mudança de escala até a Sesau mostrar o plano de administração.
Entenda o caso
Desde 17 de junho circula a informação que a Sesau tinha a intenção de fazer remanejamentos na escala de plantonistas, reduzindo a carga horária de 12 para 6 horas de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem em algumas unidades de saúde, a partir de 1º de julho.
A informação veio à tona após publicação em um grupo do Facebook em que o autor alega que a prefeitura de Campo Grande determinou a redução do número de médicos nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), corte de 20% dos pediatras e o fechamento do setor de pediatria nas unidades de saúde dos bairros Tiradentes e Nova Bahia.
Na sugestão da escala apresentada, os CRS (Centro Regional de Saúde) Tiradentes, Aero Rancho, Santa Mônica, Coophavilla e Nova Bahia sem pediatras no período noturno, o que levantou preocupação entre os profissionais da saúde, que apontavam estar sobrecarregados.
Porém, a Sesau informou por meio de nota na época que estava em estudo a proposta de remanejar profissionais entre unidades de saúde para atender turnos com maior demanda, mas que ainda não tinha sido batido o martelo se o remanejamento iria acontecer.
O assunto segue em um impasse e, nesta semana, a escala de atendimentos de urgência e emergência apareceu com um pediatra na CRS Nova Bahia nos turnos da manhã e tarde. O médico na unidade foi uma novidade, já que somente as UPAs Coronel Antonino e Universitário oferecem especialistas no atendimento infantil nos dois períodos.
Contudo, a escala desta quinta-feira já não conta com o profissional para atender o CRS Nova Bahia.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
VÍDEO: Idoso é atropelado por motociclista sem CNH na Gunter Hans em Campo Grande
Este é o segundo acidente ocorrido na mesma região neste fim de semana, sendo o terceiro registrado na Capital em menos de 24 horas
Embrigado, homem pega enxada e ameaça pai e irmão no loteamento Nova Serrana, na Capital
Caso foi registrado na Depac Cepol na madrugada deste domingo (15)
Motoentregador bate em poste e Campo Grande registra segunda morte do fim de semana
Polícia suspeita que rapaz tenha sofrido mal súbito na motocicleta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.