Conhece a história? Saiba quem foi e por que Santo Antônio virou padroeiro de Campo Grande
13 de junho é feriado em Campo Grande em homenagem ao santo
Clayton Neves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No dia 29 de outubro de 2001, o então prefeito Nelsinho Trad sancionava Lei nº 3.901 que instituía o dia 13 de junho como o do padroeiro de Campo Grande. “Fica instituído que aos 13 de junho de cada ano, dia do padroeiro do Município de Campo Grande-MS, Santo Antônio de Pádua, será feriado municipal”, dizia publicação feita em diário oficial.
A lei instituída há mais de uma década e que permitiu que campo-grandenses tenham um feriado a mais para descansar em junho faz menção à devoção de José Antônio Pereira, fundador da cidade.
Conta a história que, em 1872, o mineiro deixou a cidade de Montes Claros e seguiu junto de uma caravana em busca de terras na região sul do então estado de Mato Grosso. No caminho, surto de febre atingiu várias pessoas e levou José Antônio a fazer promessa ao santo.
Em seu voto, disse que se ninguém de sua família morresse no caminho, faria uma igreja em homenagem ao santo que carregava consigo. Após a chegada da comitiva, que se estabeleceu na área de encontro dos córregos Prosa e Segredo, José Antônio Pereira cumpriu a promessa e construiu capela de pau a pique entre os anos de 1876 e 1877.
Quem foi Santo Antônio?
Nascido em Lisboa, Portugal, no dia 15 de agosto de 1195, Fernando de Bulhões, o Santo Antônio, acompanhava os pais, Martinho de Bulhões e Maria Tereza Taveira, desde pequeno nas celebrações da igreja catedral de Lisboa.
Com 15 anos entrou para o Mosteiro de São Vicente de Fora, onde deu início à formação religiosa, no entanto, foi no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra que intensificou os aprendizados filosóficos e católicos.
A partir daí, Bulhões desenvolve o dom da pregação, enquanto ganha simpatia das pessoas, que lhe atribuíam prodígios que contribuíram para sua fama de santidade.
Milagres do santo
Em razão dos milagres realizados em vida, Santo Antônio foi canonizado pelo papa Gregório IX no dia 13 de maio de 1232, onze meses após a morte em decorrência de problemas de saúde. Ele estava recolhido no convento de Arcella, próximo a Pádua, onde escreveu sermões para domingo e dias santificados.
Um dos milagres do santo foi durante pregação na Itália, quando hereges lhe deram as costas e ele continuou a pregar às margens de um rio. Segundo relato, vários peixes se aproximaram, colocaram a cabeça para fora d’água, em um ato de escuta ao sermão. Impressionados com a cena, os hereges se arrependeram e se converteram.
Outro milagre de Santo Antônio aconteceu quando o pai foi acusado de matar um jovem, que acaba ressuscitado pelo frei e comprova a inocência do pai.
Notícias mais lidas agora
- Defensio Agro: Quadrilha que aplicou golpe de mais de meio milhão em produtores é alvo de operação em MS
- Revólver que seria enviado para Goiás é encontrado dentro de air fryer nos Correios em Campo Grande
- VÍDEO: Militar do Exército morto em acidente em Campo Grande atingiu lateral de carro de aplicativo
- Ex que pisoteou rosto de mulher e colocou fezes de cachorro na boca da vítima vai continuar preso
Últimas Notícias
STJ rejeita tese do ‘racismo reverso’ de pessoas negras contra brancas
Deve ser aplicado somente nos casos de ofensas dirigidas a pessoas negras
Campeonato Sul-Mato-Grossense tem quatro partidas nesta quarta-feira
Na Capital, o Operário recebe o líder Corumbaense
Atlético-MG supera o Athletic, vira líder do Grupo A e ganha moral para clássico
Duelo que abriu a sexta rodada do estadual
Um terço dos aprovados no CNU são pessoas negras, indígenas e PCD
O certame também registra brasileiros aprovados em todos os 26 estados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.